Repository logo
 
Publication

Os diagramas De Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância

dc.contributor.authorCosta Carvalho, Magda
dc.contributor.authorSantos, Ana Isabel
dc.contributor.authorSequeira, Renata Vanessa
dc.date.accessioned2017-12-12T16:37:57Z
dc.date.available2017-12-12T16:37:57Z
dc.date.issued2017-11
dc.description.abstractEsta investigação insere-se no âmbito científico e pedagógico da Filosofia para Crianças, mais especificamente na sua prática com pessoas em idade pré-escolar. Pretendeu-se investigar o tipo de resposta de uma comunidade de investigação filosófica, modelo pedagógico e epistemológico da Filosofia para Crianças, a alguns problemas lógicos cuja resolução envolveu o recurso a Diagramas de Venn. Explorou-se especificamente a formação de conjuntos com intersecção e concluiu-se pela exequibilidade deste recurso lógico no âmbito da educação pré-escolar, bem como pela sua relevância em termos de formação do pensamento.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This research lies within the scientific and pedagogic scope of Philosophy for Children, more specifically its implementation in a community of philosophical inquiry, the pedagogic and epistemological model of the Philosophy for Children, with pre-school children. The purpose was to research the type of answer this community of inquiry would give to some logic problems by resorting to Venn Diagrams. Specifically, the observation of problem-solving through the intersection of sets was under scrutiny, and the conclusion was that this logic resource is not only viable in the context of pre-schooling, as well as relevant for the formation of thinking.en
dc.description.abstractRESUMEN: Esta investigación se insiere en el ámbito científico y pedagógico de la Filosofía para Niños, más concretamente en su práctica con personas en edad preescolar. Se pretendió investigar el tipo de respuesta de una comunidad de investigación filosófica, modelo pedagógico y epistemológico de la Filosofía para Niños, a algunos problemas lógicos cuya resolución envolvió el recurso a los Diagramas de Venn. Se exploró concretamente la formación de conjuntos con intersección y se concluyó que este es un recurso exequible en la educación infantil, también por su importancia en términos de la formación del pensamiento.spa
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCosta Carvalho, M.; Santos, Ana Isabel; Sequeira, Renata V. (2017). Os Diagramas De Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância, "Educação e Filosofia", 31(62). ISSN 1982-596Xpt_PT
dc.identifier.doi10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p727a750pt_PT
dc.identifier.issn0102-6801 (Print)
dc.identifier.issn1982-596X (Online)
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4496
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectFilosofia para Criançaspt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectLógicapt_PT
dc.subjectJardim de Infânciapt_PT
dc.subjectDiagramas de Vennpt_PT
dc.subjectPhilosophy for Childrenen
dc.titleOs diagramas De Venn como recurso filosófico no Jardim de Infânciapt_PT
dc.title.alternativeVenn Diagrams as a philosophical resource in kindergartenpt_PT
dc.title.alternativeLos Diagramas de Venn encuanto recurso filosófico en la Educación Infantilpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.issue(62)pt_PT
oaire.citation.titleEducação e Filosofiapt_PT
oaire.citation.volume31pt_PT
person.familyNameCosta Carvalho
person.familyNameSantos
person.givenNameMagda
person.givenNameAna Isabel
person.identifier.ciencia-id171A-0A0F-6324
person.identifier.ciencia-id4411-BFB2-A642
person.identifier.orcid0000-0001-8539-5061
person.identifier.orcid0000-0002-9506-7309
person.identifier.scopus-author-id57204227105
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationf025e798-8612-4c67-b574-2ac0481d866e
relation.isAuthorOfPublicatione5285887-6638-4c70-b41b-bc52bf020426
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf025e798-8612-4c67-b574-2ac0481d866e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
37507-176754-1-PB.pdf
Size:
1.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Documento Principal
Loading...
Thumbnail Image
Name:
37507-168273-1-PB.pdf
Size:
636.14 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: