Repository logo
 
Publication

The richness of questions in philosophy for children

dc.contributor.authorCosta Carvalho, Magda
dc.contributor.authorMendonça, Dina
dc.date.accessioned2019-07-16T14:47:41Z
dc.date.available2019-07-16T14:47:41Z
dc.date.issued2019-06
dc.description.abstractEste artigo defende que as variadas abordagens dentro da filosofia para crianças ganhariam em integrar, de forma intencional, a exploração do questionamento, em vez de apenas apresentar às crianças perguntas já preparadas como pontos de partida da investigação. Esta ideia torna-se particulamente relevante uma vez que a filosofia para crianças é um dos poucos ambientes educativos que oferecem às crianças um espaço para que elas possam questionar e explorar as variações das suas perguntas, assim como o impacto que essas perguntas podem ter nas suas vidas. Desta forma, defendemos que a integração intencional, numa sessão de filosofia para crianças, de perguntas feitas pelas próprias crianças faz justiça à herança das diferentes tradições filosóficas e reforça que as perguntas são formas privilegiadas de os seres humanos se relacionarem com o mundo. Mais do que um simples passo metodológico no encadeamento de uma sessão de filosofia para crianças, as perguntas representam um recurso educativo fundamental. As perguntas são também uma parte central do pensamento e da investigação que se produzem numa sessão de filosofia com crianças. O artigo propõe, então, uma forma inovadora de lidar com esta ferramenta que são as perguntas, defendendo que a definição da filosofia como uma obsessão para ultrapassar a opacidade e uma obsessão pela transparência (Caeiro, 2015) pode ajudar os participantes numa comunidade de investigação a identificarem perguntas que poderão potenciar o diálogo de uma forma filosófica.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This paper argues that the various approaches within philosophy for children should purposefully integrate the exploration of questioning by children, instead of only presenting children with prepared questions as starting points for an inquiry session. This is particularly relevant since philosophy for children is one of the few educational settings that offer a space for children to question, as well as to explore the variation of their questions and the impact their questions have in their lives. We state that this purposeful integration of questions made by the children does justice to the inheritance of different philosophical traditions. It also reinforces questions as a privileged way for human beings to relate to the world. Thus, more than simply a methodological step in the design of a community of inquiry session, we claim that questions are a fundamental educational resource. Questions are also a central part of thinking and inquiry in a philosophical session with children. Therefore, the paper proposes a new way to leverage these tools, arguing that defining philosophy as an obsession to overcome opacity and aim for transparency (Caeiro, 2015) can help participants of the community of inquiry to identify questions that may empower dialogue in a philosophical way.en
dc.description.abstractRESUMEN: Este artículo defiende que los variados enfoques dentro de la filosofía para niños ganarían si integrasen de forma intencional la exploración del cuestionamiento, en vez de sólo presentar a los niños preguntas ya preparadas como puntos de partida para la investigación. Esta idea se vuelve particularmente relevante porque filosofía para niños es uno de los pocos ambientes educativos que ofrece a los niños un espacio para que puedan cuestionar y explorar las variaciones de sus preguntas y el impacto que estas preguntas pueden tener en sus vidas. De esta forma, defendemos que la integración intencional, en una sesión de filosofía para niños, de preguntas hechas por los propios niños, hace justicia a la herencia de las diferentes tradiciones filosóficas y refuerza que las preguntas son formas privilegiadas de que los seres humanos se relacionen con el mundo. Más que un simple paso metodológico en el encadenamiento de una sesión de filosofía para niños, las preguntas representan un recurso educativo fundamental. Las preguntas son también una parte central del pensamiento y de la investigación que se producen en una sesión de filosofía con niños. El artículo propone, entonces, una forma innovadora de lidiar con esta herramienta que son las preguntas, defendiendo que la definición de la filosofía como una obsesión para superar la opacidad y una obsesión por la transparencia (Caeiro, 2015) puede ayudar a los participantes en una comunidad de investigación a identificar preguntas que podrían potenciar el diálogo de una forma filosófica.spa
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMendonça, D.; Costa Carvalho, M. (2019). The richness of questions in philosophy for children. "Childhood & Philosophy", 15, pp. 1-21.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.12957/childphilo.2019.43353pt_PT
dc.identifier.issn1984-5987
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/5154
dc.language.isoengpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherNúcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI)pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectCommunity of Inquiryen
dc.subjectQuestionsen
dc.subjectOpacityen
dc.subjectTransparencypt_PT
dc.subjectComunidade de Investigaçãoen
dc.subjectPerguntaspt_PT
dc.subjectOpacidadept_PT
dc.subjectTransparênciapt_PT
dc.titleThe richness of questions in philosophy for childrenen
dc.title.alternativeA riqueza das questões filosóficas para criançaspt_PT
dc.title.alternativeLa riqueza de las preguntas en filosofía para niñosspa
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceRio de Janeiropt_PT
oaire.citation.endPage21pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleChildhood and Philosophyen
oaire.citation.volume15pt_PT
person.familyNameCosta Carvalho
person.givenNameMagda
person.identifier.ciencia-id171A-0A0F-6324
person.identifier.orcid0000-0001-8539-5061
person.identifier.scopus-author-id57204227105
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationf025e798-8612-4c67-b574-2ac0481d866e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf025e798-8612-4c67-b574-2ac0481d866e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DMendonca_ MCCarvalho_TheRichnessQuestionsPhilosophyChildren_C&P15.pdf
Size:
348.52 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: