Departamento de Enfermagem, Saúde Mental e Gerontologia
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Enfermagem, Saúde Mental e Gerontologia by Subject "Aging Successfully"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Academia da terceira idade da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo : caracterização do modelo de formaçãoPublication . Pereira, Ana Cristina Carvalho Macedo; Fonseca, António Manuel GodinhoPercecionar e caracterizar o paradigma de formação da Academia da Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, é o principal foco da presente dissertação, no âmbito do Mestrado em Gerontologia Social. O envelhecimento é vivenciado de forma cada vez menos “formatada” ou padronizada, sendo cada vez mais heterogéneo e protagonizado por seniores mais autónomos, ativos e com maior formação escolar/académica. Esta realidade traduz-se em opções diferenciadas de ocupação e de vivência do próprio envelhecimento, podendo-se destacar a educação/formação dos seniores como uma resposta em crescente expansão e constante revisão e adaptação para um público que continua a investir no seu desenvolvimento através da aprendizagem ao longo da vida. Neste contexto, procurou-se conhecer a perceção de formadores e alunos seniores da referida Academia acerca da formação nesta preconizada, bem como tentar perceber os seus efeitos nos participantes e ainda recolher sugestões de intervenção. Para este efeito, e recorrendo a um estudo qualitativo, optou-se por recolher os dados através de dois grupos de focagem com formadores de seniores e três grupos de focagem de alunos seniores, organizados por distintos grupos de habilitações literárias. Podemos concluir que as motivações de formadores e alunos para adesão à Academia, de um modo geral, se concretizam positivamente com a experiência que vivenciam e, sobretudo, que a formação desenvolvida vai ao encontro das características dos alunos seniores, respeitando os seus ritmos, competências e interesses, através da aplicação de conteúdos práticos e úteis aos mesmos, seguindo metodologias de formação práticas, dinâmicas e adaptadas, isto é numa linha predominantemente direcionada para a prática da gerontagogia.