O CHAM — Centro de Humanidades é uma unidade de investigação inter-universitária vinculada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e à Universidade dos Açores. Desenvolve estudos em diversos campos disciplinares como Arqueologia, História da Arte, Património, Literatura, Filosofia e História das Ideias e nas áreas da História (História Económica, Social, Cultural, Religiosa, Política, da Ciência, dos Livros e das Práticas de Leitura).
Browse
Browsing FCSH: CHAM - Centro de Humanidades - Açores by Subject "Arte"
Desde 2011 que o CHAM Acores - Centro de Humanidades, unidade de investigação interuniversitária vinculada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e à Universidade dos Açore e a Santa Casa da Misericórdia das Velas, S. Jorge, Açores, mantêm uma parceria institucional que têm resultado em vários encontros de investigadores e na a edição de um conjunto de publicações científicas sobre questões de identidade cultural no espaço biogeográfico da Macaronésia.
O livro “O Espaço Ultramarino Ibérico (1450 -1900): Arte, História e Património” deseja ser um contributo na continuação desta perspetivação de estudos que pretendem difundir, promover e estimular a troca de conhecimentos e experiências entre investigadores provenientes de outras academias, todos eles interessados no impacto histórico, artístico e patrimonial, patentes no espaço ultramarino Ibérico, num arco temporal alargado que abrange de 1450 a 1900.
Atendendo ao facto da publicação ter tido origem na realização de um evento ocorrido no arquipélago dos Açores, em sintonia com uma boa parte integrante do espaço biogeográfico da Macaronésia (Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde), pretendemos reunir nesta publicação um conjunto de artigos, potenciados por uma diversidade disciplinar, metodológica e teórica que geograficamente tenham a sua génese na História Insular e Atlântica, ampliadas e comparadas ao restante espaço ultramarino ibérico, e de outras comunidades da diáspora lusófona e hispânica.