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- Estudo dos efeitos da utilização das máscaras cirúrgicas vs. máscaras knotted/tucked nos profissionais de saúdePublication . Sousa, Carla Patrícia Silveira Salvado Cabral de; Rodrigues, Armindo dos Santos; Garcia, Patrícia VenturaNum mundo de constante desenvolvimento científico, em pleno século XXI, fomos confrontados com um surto viral que se transformou rapidamente numa pandemia e que ainda perdura passados mais de dois anos, o vírus SARS-Cov-2, responsável pela COVID 19. Por todo o mundo, foram adotadas alterações no quotidiano das pessoas para mitigar os efeitos do vírus, desde a higienização das mãos ao uso permanente de máscaras sociais e cirúrgicas. Os profissionais de saúde, desde auxiliares a médicos estiveram sempre na linha da frente, tendo sido o sector que mais sofreu até hoje com a pandemia. O equipamento de proteção individual (EPI) é obrigatório para profissionais de saúde, pode ser constituído por batas, luvas, sapatos apropriados, máscaras, viseiras e toucas; no entanto, antes da pandemia os profissionais de saúde usavam máscaras apenas aquando da realização de alguns procedimentos ou em determinados ambientes, como por exemplo o bloco operatório. Com a pandemia um dos acessórios que passou a ser permanentemente obrigatório foi a máscara cirúrgica. As máscaras são eficazes na prevenção de infeções respiratórias, pelo que o seu uso em situações de epidemias ou surtos de doenças virais das vias respiratórias constitui uma medida eficaz para prevenção da disseminação de vírus, em particular em contexto ocupacional. No entanto, os efeitos clínicos e fisiológicos decorrentes das diferentes formas de utilização de máscaras cirúrgicas permanecem pouco explorados nos profissionais de saúde. Assim, este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos fisiológicos e a tolerabilidade (grau de desconforto e de esforço) do uso prolongado de máscaras cirúrgicas em profissionais de saúde, quando colocadas de duas formas distintas: utilizando somente a fixação dos elásticos atrás das orelhas e colocação da máscara cirúrgica com utilização da técnica de colocação “knotted and tucked”. Neste estudo foram avaliados os seguintes parâmetros fisiológicos: saturação de oxigénio, frequência cardíaca e temperatura corporal (medida na bochecha e na testa). Estes parâmetros foram medidos em 3 momentos ao longo de um turno de 8h: T0 (tempo inicial, sem máscara), T1 (hora de almoço após 4 horas com a máscara) e T2 (tempo final do turno, ao fim de 8h de trabalho). Estas medições foram feitas, para cada indivíduo, em dois turnos, cada um com uma forma diferente de utilização da máscara. Foram ainda recolhidos dados para avaliar o grau de desconforto (através de uma escala de desconforto) e a perceção subjetiva do esforço (através da escala de Borg) relativos às duas formas de utilização da máscara. No início do estudo foi efetuado um inquérito sobre aspetos gerais de saúde e estilo de vida (e.g., hábitos tabágicos, prática de exercício físico) de cada participante. Neste estudo, destaca-se o facto de que ambas as máscaras são desconfortáveis do ponto de vista respiratório para os profissionais de saúde, qualquer que seja a sua atividade profissional. No entanto, nota-se que, apesar da máscara com nó (knotted/tucked) representar um nível de proteção superior, também se traduz num maior grau de desconforto para o utilizador (particularmente no que respeita à sensação de “apertada”).
- O Ensino-Aprendizagem da Geometria através de materiais pedagógicos na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Corrêa, Beatriz Viveiros; Melo, Helena de Fátima Sousa; Dinis, Raquel José Jesus VigárioO presente relatório de estágio surge com o objetivo de apresentar e analisar, de forma fundamentada, o trabalho desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e II (desenvolvidos na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade dos Açores. A nossa análise e reflexão sobre os percursos formativos vivenciados implicou a exploração de literatura da especialidade para aprofundamento de conhecimentos e melhor compreensão sobre a natureza e âmbito das exigências e responsabilidades quotidianamente colocadas à docência nestes níveis de ensino, nomeadamente no que respeita ao ensino-aprendizagem da Matemática e mais especificamente da Geometria. A temática em aprofundamento neste relatório incidiu, assim, no ensino-aprendizagem da Geometria, com foco no estudo/fundamentação, exploração e desenvolvimento de práticas pedagógicas envolvendo a seleção, conceção e gestão de materiais pedagógicos, necessariamente adequados às crianças/alunos. O trabalho desenvolvido, mostra-nos que os materiais pedagógicos constituem elementos chave na aprendizagem da Geometria, considerando o seu elevado potencial para a promoção de aprendizagens ativas, centradas na participação/ação dos aprendentes. A exploração pela visualização e manipulação de objetos/situações motiva as crianças/alunos e estimula a aprendizagem por descoberta, desenvolvendo competências de observação, análise, raciocínio e reflexão. Complementarmente, a nossa análise contemplou, ainda, um pequeno estudo exploratório, mediante inquérito por questionário, sobre as representações de educadores de infância e de professores do 1.º CEB acerca das próprias práticas de seleção, conceção e gestão de materiais pedagógicos para o ensino da Geometria. Os resultados obtidos foram globalmente bastante positivos, indicando que os participantes privilegiam a utilização de materiais pedagógicos diversos, nomeadamente dos que apelam à visualização e à ação/manipulação pelas crianças/alunos. Como vantagens da utilização de materiais pedagógicos assume, aqui, destaque o facto de estes favorecerem a concretização, melhorando a compreensão dos conceitos/ideias/situações.
- New national and regional bryophyte records, 72Publication . Ellis, L. T.; Afonina, O. M.; Peng, C.; Álvaro Alba, W. R.; Aponte-Rojas, Angélica M.; Arya, R; Bhandari, M.; Burghardt, M.; Callaghan, D. A.; Cottet, A. C.; Draper, I.; Enroth, J.; Etylina, A. S.; Gabriel, Rosalina; Joshi, P.; Kučera, J.; Lara, F.; Mateo Jiménez, A. L.; Messuti, M. I.; Mežaka, A.; Montoya, J.V.; Opmanis, A.; Lara, F.; Messuti, M. I.; Mežaka, A.; Montoya, J. V.; Opmanis, A.; Papp, B.; Picanço, C. F. S.; Reeb, C.; Širka, P.; Tewari, S. D.; Tubanova, D. Ya.; Villamarín, C.ABSTRACT: New record of Sphagnum palustre L. to Graciosa Island (Azores).