Browsing by Issue Date, starting with "2019-10-09"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Estudo do Meio e Matemática em interação na construção do conhecimento na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Almeida, Carolina Medeiros; Fonseca, Josélia Mafalda Ribeiro; Martins, Maria do Carmo Carvalho Sousa da CunhaO presente Relatório de Estágio intitulado “Estudo do Meio e Matemática em Interação na Construção do Conhecimento na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico”, faz a apresentação e a reflexão do trabalho desenvolvido ao longo das unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II, que se encontram inseridas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste Relatório temos como finalidade de entender como se pode potenciar o gosto pela área da Matemática através da área do Estudo do Meio e compreender de que forma a integração destas duas áreas curriculares podem contribuir para o sucesso dos alunos na área da Matemática. Atendendo aos nossos propósitos são elencados temas como: o ensino do Estudo do Meio e da Matemática, refletindo sobre o insucesso escolar que, normalmente, ocorre nesta última área curricular, evidenciando a abordagem curricular integrada como uma possível forma de ultrapassar este insucesso. Assim, o Relatório encontra-se organizado numa parte teórica, na qual são explorados temas supramencionados. E uma parte de cariz praxeológico, no qual se procede à caracterização dos contextos em que decorreram os estágios, à apresentação e análise reflexiva das atividades pedagógicas implementadas, com ênfase para aquelas que envolveram as áreas em estudo. Por último, segue-se uma reflexão global sobre todo o trabalho desenvolvido, evidenciando que a prática de uma educação integrada é uma mais-valia no processo de ensino-aprendizagem.
- Queres Saber? Pergunta : estudo sobre a relevância da imaginação e da criatividade na Filosofia para CriançasPublication . Sousa, Joana Rita da Silva; Castro, Maria Gabriela Couto Teves de Azevedo; Machado, Celeste Maria Marçal ViveiraO presente trabalho integra-se no Mestrado em Filosofia para Crianças, da Universidade dos Açores, sendo o resultado da investigação a que nos propusemos em torno dos seguintes objetivos: - compreender as características distintivas do facilitador de Filosofia para Crianças; - compreender o que é uma pergunta e o que é uma pergunta filosófica; - refletir sobre a relevância da criatividade e da imaginação, no questionamento.