Browsing by Issue Date, starting with "2017-05-17"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Promoção da interdisciplinaridade na aprendizagem das crianças da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico através do uso de materiais didáticosPublication . Teixeira, Rita Correia; Santos, Ana IsabelO presente Relatório de Estágio tem como principal objetivo descrever, analisar e refletir sobre todo o trabalho desenvolvido pela autora durante dois grandes momentos interventivos ocorridos na prática educativa. Estes integram-se nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e II, referentes ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Mais concretamente, os momentos de descrição e reflexão são dirigidos a atividades que foram implementadas em contexto de estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, relacionadas com a temática em questão neste documento. Ao longo de ambos os estágios foram estruturadas e planeadas estratégias/atividades que visaram promover a interdisciplinaridade, assim como, exploramos um conjunto de materiais e recursos didáticos, em simultâneo, com as crianças com o intuito de potencializar as suas aquisições neste contexto. De acordo com esta dinâmica, tivemos o propósito de refletir a respeito das nossas ações realizadas durante a prática, bem como de observar e analisar as reações das crianças perante estas opções metodológicas mais integradas e diferenciadas, a fim de averiguar se realmente houve aprendizagens ativas e significativas. Para aprofundar com mais precisão o assunto deste Relatório de Estágio, pretendemos apurar as perceções e opiniões dos docentes cooperantes relativamente à importância da interdisciplinaridade no ensino, através de duas entrevistas realizadas a uma Educadora de Infância e a uma Professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente. Deste modo propusemo-nos averiguar se elas, nas suas práticas, valorizam a prática interdisciplinar, como via promotora do desenvolvimento das aprendizagens das crianças e do sucesso escolar. Ainda neste contexto investigativo, tentamos compreender se estas profissionais nas suas práticas diárias recorrem aos materiais didáticos/pedagógicos para dinamizar as atividades que implementam e, por sua vez, auxiliar a lecionação dos conteúdos de uma forma mais integrada e transversal. Deste modo, tendo em conta as afirmações de ambas as docentes entrevistadas, chegamos à conclusão que a interdisciplinaridade é valorizada no domínio das suas práticas pedagógicas, por se revelar uma estratégia didática de sucesso escolar no processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido estas docentes profissionais, em ambos os níveis de ensino, também referem que utilizam e concebem materiais didáticos/pedagógicos como meios impulsionadores da interdisciplinaridade, pois as aprendizagens das crianças assim tornam-se mais ricas e diversificadas. Contudo, ao introduzirmos a interdisciplinaridade nas nossas intervenções pedagógicas apercebemo-nos que, quer seja na Educação Pré-Escolar, ou no 1.º Ciclo do Ensino Básico, as crianças/alunos conseguem atingir múltiplas aprendizagens ao se apropriarem de um conjunto de conhecimentos que se interligam entre si, ao invés de situações em que o saber é ensinado de forma segmentada. Para além disso, concluímos que a interdisciplinaridade, quando convocada na construção de materiais pedagógicos, ganha maior relevância na produção do conhecimento contribuindo assim para aprendizagens mais significativas e ativas.