Browsing by Issue Date, starting with "2015-11-24"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Informação e propaganda na II Guerra Mundial : o papel da cultura popular urbana americana, os seus filmes e as suas cançõesPublication . Oliveira, Ana Cláudia Alves; Ventura, Carlos Manuel CravoEste trabalho pretende fazer uma reflexão sobre as dificuldades que se colocam quando se tenta delimitar as fronteiras que separam a informação da propaganda, especialmente em contextos de conflito armado. A análise de situações concretas incide sobre o período da II Guerra Mundial, cujo conflito foi determinante para a forma como se organizou politicamente o mundo até à queda do Muro de Berlim. Este estudo, além de também se debruçar sobre a posição de Portugal no conflito e sobre o papel desempenhado pelo arquipélago dos Açores, procura ainda refletir sobre o contributo da cultura popular urbana, particularmente o cinema e a música popular urbana dos Estados Unidos da América, para a propaganda a favor dos “países Aliados” contra os “países do Eixo”. Para melhor ilustrar as relações entre a propaganda e a produção artística, procede-se à análise e ao comentário de alguns espécimes da cultura popular urbana: no que respeita ao cinema, três curtas-metragens produzidas pelos estúdios da Disney e o filme Casablanca realizado por Michael Curtiz; no que respeita à música, algumas canções populares, com especial relevo para God Bless America, mas também o caso peculiar dos Almanac Singers e dos seus álbuns Songs for John Doe e Dear Mr. President.