Browsing by Issue Date, starting with "2013-06-25"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Sistematic, population genetics, propagation and conservation of Prunus azorica (Rosaceae)Publication . Moreira, Orlanda Cristina Barros; Moura, Mónica Maria Tavares; Silva, Luís Filipe Dias; Maciel, Maria Graciete BeloPrunus azorica (Hort. ex Mouillef.) Rivas Mart., Lousã, Fern. Prieto, E. Dias, J.C. Costa & C. Aguiar (Rosaceae) é uma árvore ameaçada, endémica do Arquipélago dos Açores, com interesse ecológico e ornamental, considerada como um taxon prioritário em termos de conservação. É considerado como um constituinte da floresta laurifólia e uma importante fonte de alimento para uma das espécies endémicas e emblemáticas da região, Pyrrhula murina, que se encontra também ameaçada. Localmente chamado de ginja-do-mato, pode ser atualmente encontrado em seis das nove ilhas do Arquipélago, nomeadamente em São Miguel, Terceira, São Jorge, Pico Faial e Flores. Ocorre em altitudes acima dos 500 m, principalmente em crateras e ravinas estreitas e profundas, ou dispersa pela floresta natural hiper-húmida. Atualmente compreende uma área de ocorrência de 20,5 km2, e um número de indivíduos maduros que foi estimado como sendo inferior a 200, na sua maioria pertencentes à maior população existente no arquipélago, localizada na zona da Tronqueira (São Miguel). As ilhas do Faial, Pico, São Jorge e Terceira apresentam as populações mais empobrecidas e nas Flores apenas se conhece um indivíduo. Existe alguma controvérsia relativamente à classificação deste taxon, já que foi previamente considerado apenas como uma subespécie, Prunus lusitanica L. subsp. azorica (Mouill.) Franco, e foi mais recentemente elevado ao nível específico, na ausência de uma análise morfológica e/ou genética mais aprofundada. Neste trabalho, investigaram-se os seguintes tópicos: i) propagação vegetativa; ii) germinação das sementes; iii) genética de populações e filogenética; e iv) distribuição presente e potencial e estado de conservação. Os resultados obtidos indicam que a propagação vegetativa, através de estacaria ou de alporquia, é muito eficaz, não sendo necessária a adição de IBA para induzir o enraizamento. Ambos os métodos poderão ser usados na recuperação de populações naturais, em particular nos casos em que a produção de sementes seja nula ou muito reduzida. Também se estabeleceu um protocolo eficaz e exequível para propagação por via seminal, removendo o endocarpo e incubando as sementes a uma temperatura alternada de 10/5 ou 15/10ºC, com um período de luz de 12 horas. Este protocolo permitiu a produção de centenas de plântulas viáveis que foram usadas na reflorestação de uma floresta de louro, no âmbito de um projeto LIFE. De forma a planear corretamente um plano de florestação ou o reforço de populações empobrecidas, estudou-se a estrutura e variabilidade genética das populações, usando oito microssatélites nucleares polimórficos, especificamente isolados para o taxon dos Açores. [...].
- Expressão plástica : práticas e dinâmicas em contexto de ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básicoPublication . Dias, Carlos Manuel Amaral; Condessa, IsabelO presente Relatório de Estágio reporta-se às práticas educativas desenvolvidas no âmbito do estágio profissional, decorrente das Unidades Curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento, por um lado, reúne e expõe todo o trabalho realizado ao longo dos dois estágios e apresenta, numa perspetiva de autoanálise reflexiva e avaliativa, o processo subjacente à intervenção/ação, nos diferentes contextos de estágio. Por outro lado, tem como propósito compreender como são praticados e dinamizados os momentos de Expressão Plástica, quer pelo próprio estagiário, ao longo das suas práticas educativas, quer por alguns docentes, da mesma escola onde o estagiário realizou os dois estágios, constituindo por isso um estudo de caso. Para compreendermos o nosso propósito, realizámos uma investigação com caraterísticas metodológicas mistas, onde a análise reflexiva e a análise de conteúdos se complementaram, na procura de respostas às questões de partida, que interpelavam sobre a importância atribuída pelo estagiário, educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, à Expressão Plástica e sobre a forma como “olham” para esta área das Expressões Artísticas. As principais técnicas utilizadas, para investigarmos as perceções e opiniões do estagiário, de educadores de infância e de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, relativamente à Expressão Plástica, foram a análise documental, a observação direta e o inquérito por entrevista. Concluímos que o ensino das Expressão Plástica, hoje, tende a distanciar-se de práticas educativas desprovidas de intencionalidade educativa, que verificávamos no passado. Porém, a sua prática continua, ainda (principalmente no 1.º Ciclo do Ensino Básico), a marginalizar os currículos, servindo-se desta área das expressões, apenas e só, como um suporte das outras áreas de conteúdo ou curriculares (conforme o contexto de ensino). Como complemento desta vertente investigativa, neste documento, apresentamos os fundamentos sobre os quais se apoiaram as práticas educativas do estagiário, nomeadamente sobres questões relacionadas com as competências básicas no processo educativo (observar, planificar, refletir e avaliar) e sobre questões éticas, deontológicas e cívicas na docência.
- Aprender através de recursos didáticos na educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico : reflexão sobre a promoção de aprendizagens ativas e significativasPublication . Pacheco, Marina de Jesus Correia; Dinis, RaquelO presente relatório surge no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da responsabilidade do Departamento de Ciências da Educação, da Universidade dos Açores. Tem como finalidade relatar, analisar e refletir sobre as experiências vivenciadas no trabalho desenvolvido no âmbito da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, na análise e reflexão sobre o percurso formativo desenvolvido privilegiámos o aprofundamento, a partir de bibliografia da especialidade, da natureza e âmbito da formação inicial de docentes, bem como das dinâmicas particulares do contexto de estágio pedagógico que a mesma integra. No âmbito deste relatório proporcionou-se ainda a oportunidade de abordagem a questões relativas à aprendizagem através de recursos didáticos, mais especificamente direcionadas ao aprofundamento de conhecimentos e à reflexão sobre os contributos destes para a promoção de aprendizagens ativas e significativas. Considerando a importância da aprendizagem significativa para o sucesso das crianças/ alunos, nas nossas práticas procurámos conceber e explorar os recursos didáticos tendo por base três aspetos centrais na promoção das, nomeadamente: a ação e experiência da criança/ aluno, a motivação para a realização da tarefa e a mobilização da informação (nova e prévia). Neste contexto, procederemos à análise mais aprofundada da implementação de alguns dos recursos didáticos desenvolvidos, visando a reflexão sobre as respetivas potencialidades pedagógicas no âmbito da promoção de aprendizagens significativas. A análise ao trabalho desenvolvido indicia que os recursos didáticos por nós concebidos e explorados, - dado o seu potencial de concretização, manipulação e ludicidade -, constituíram uma mais-valia para a aprendizagem das crianças/ alunos, permitindo desconstruir a complexidade e a abstração, tornar acessíveis as informações e relevantes as experiências de aprendizagem, contribuindo assim para a promoção da significatividade. No entanto, dado o carácter intrínseco e pessoal/ individual subjacente à construção de sentidos pela criança/ aluno, os resultados obtidos encontram-se fortemente ligados aos contextos concretos em que as experiências de aprendizagem relatadas e analisadas foram desenvolvidas, não permitindo generalizações. Contudo, importa ainda ressalvar que o efetivo potencial dos recursos didáticos depende grandemente da sua utilização (seleção, conceção e exploração) intencional e refletida, bem como da sua adequação, quer às competências e conhecimentos curriculares visados, quer às características e necessidades das crianças/ alunos concretos. Este trabalho revestiu-se de um caráter formativo fundamental, para a nossa aprendizagem profissional, permitindo o aprofundamento de conhecimentos e competências e a reflexão sobre a importância da construção de experiências de aprendizagem adequadas e inovadoras, capazes de promoverem a significatividade nas aprendizagens curriculares.
- Os recursos didáticos na aprendizagem do oral e do escrito na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Rodrigues, Cátia de Jesus Sousa; Mira Leal, Susana; Dinis, RaquelEste relatório insere-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do EB ministrado pela Universidade dos Açores, tomando como objeto de análise a nossa ação pedagógica ao longo dos dois momentos de estágio que vivenciamos, que coincidiram com as disciplinas de Prática Educativa Supervisionada I e Prática Educativa Supervisionada II. Neste trabalho apresentamos, analisamos e refletimos sobre o nosso percurso formativo, aprofundando em particular a análise dos contributos dos recursos didáticos para a aprendizagem da linguagem oral e escrita, sob o ponto de vista teórico e das orientações curriculares atuais para a educação pré-escolar e para o 1.º ciclo do EB, ilustrando com práticas reais que tiveram lugar no âmbito da nossa ação pedagógica na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do EB. O estudo realizado permitiu compreender que o uso de determinados recursos didáticos constitui uma mais-valia para a aprendizagem da linguagem oral e escrita por razões que se prendem ora com fatores de ordem mais psicológica, ora com fatores de ordem comunicacional. Neste sentido, observámos que i) determinados recursos são importantes instrumentos orientadores na aprendizagem da linguagem oral e escrita, auxiliando os alunos na realização de tarefas; ii) o uso de determinados recursos favorece a entreajuda e a integração de todas as crianças na mesma atividade; e iii) os recursos significativos para as crianças são os que mais suscitam o interesse daquelas pela aprendizagem. Neste sentido, é fundamental o docente ter em atenção a escolha dos recursos a utilizar, considerando os seus objetivos educativos e a adequação daqueles às características da turma e às capacidades cognitivas de cada criança, bem como garantir que a construção e exploração dos mesmos em sala de aula potencie os contributos enunciados acima, uma vez que são mediadores do conteúdo, facilitando e motivando os alunos para a aprendizagem. Este trabalho foi uma mais-valia para a nossa formação enquanto educadores/professores, porque favoreceu a nossa reflexão pré e pós ativa acerca das nossas práticas pedagógicas, despertando a nossa atenção para a importância dos recursos na aprendizagem da linguagem oral e escrita, e permitindo-nos adequar as estratégias a utilizar em sala de aula às características das crianças. Com este trabalho, esperamos reforçar a compreensão por parte dos educadores e professores da importância dos recursos na aprendizagem do oral e do escrito na educação pré-escolar e no 1.º ciclo, incentivando-os a diversificarem-nos, adequando-os aos contextos e objetivos de aprendizagem específicos.
- Hábitos de vida saudáveis e atividade física em contexto de educação Pré-Escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Cordeiro, Nélia Oliveira; Condessa, IsabelO presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretende delinear, aprofundar e refletir as práticas essenciais ao desempenho profissional, desde a conceção, à ação pedagógica até à investigação educacional. Ao longo da sua elaboração apresentamos um aprofundamento da nossa temática, isto é, pretendemos realçar a importância da criança realizar uma alimentação saudável e uma prática de atividade física regular, no contexto da educação básica. É de salientar que optámos por recorrer a uma metodologia quantitativa e qualitativa, respetivamente através da aplicação de um inquérito, por questionário, aos encarregados de educação e às crianças intervenientes no estágio. Aprofundámos esta pesquisa com a realização de encontros reflexivos com a educadora e com a professora cooperantes. Os resultados deste estudo de caso permitiram-nos conhecer os hábitos alimentares e de prática de atividade física das crianças/alunos do nosso estágio, ficando assim a perceber o papel da família e da escola na promoção de hábitos de vida saudável. Podemos alegar que os encarregados de educação, as crianças, a educadora e a professora cooperantes consideram que os hábitos de vida saudáveis e a prática de atividade física regular são fundamentais para o desenvolvimento integral e global das crianças. Sendo este documento um espaço de reflexão, entre a teoria e a prática, serão relatadas e analisadas algumas das nossas experiências nas práticas pedagógicas, sobretudo as alusivas à temática do relatório que foram desenvolvidas nos dois contextos de estágio. Destacaremos alguns procedimentos relativos ao processo de estágio pedagógico, tais como, a observação, a planificação, a ação e a avaliação. Por fim, podemos eleger este documento como um momento de reflexão sobre um processo de formação, que será uma etapa única no nosso desenvolvimento profissional, muito enriquecedora a nível pessoal.