Browsing by Author "Tavares, Bruno Pedro Xavier"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Aprendizagem informal dos docentes : implicações para a aprendizagem da profissão docente na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Tavares, Bruno Pedro Xavier; Lima, Jorge Manuel Ávila de; Fialho, Adolfo Fernando da FonteO presente trabalho teve como propósito principal o de expor a prática pedagógica realizada em contexto de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II à luz do tema Aprendizagem Formal e Informal Docente. De modo a compreender a dimensão dos tipos de aprendizagem centrei-me, inicialmente, em utilizar as aprendizagens realizadas na minha prática educativa. Já numa fase posterior refleti sobre o impacto que as mesmas tiveram na minha ação educativa bem como na aprendizagem dos alunos, de modo a identificar o seu impacto na minha formação inicial. Para não ter apenas a minha experiência como base da aprendizagem docente numa fase inicial, estendi a investigação para os meus colegas de turma, que eram 25. Com estes, realizei um inquérito por questionário que me iluminou sobre alguns aspetos e confirmou outros. Para perceber o impacto destas aprendizagens ao longo da carreira docente, foquei-me em investigar a perceção dos professores e educadores dos concelhos de Ponta Delgada e Ribeira Grande. Para tal, distribuí, juntamente com um grupo de investigação, questionários a todas as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e jardins de infância dos concelhos referidos, totalizando 419, dos quais, 278 revelaram-se válidos. Indo mais longe, e dando asas a esta perceção dos docentes inseridos no sistema de ensino, realizei 7 entrevistas a professores e educadores de modo a perceber as condicionantes que existem no sistema de ensino e a sua opinião sobre conceitos inerentes ao tema deste trabalho. Deste processo, apreendi que a aprendizagem docente é um processo que está presente ao longo de toda a carreira docente. Para além disso, destaco o papel das interações humanas no processo de ensino/aprendizagem que se revelam como importantes para o sucesso educativo.