Browsing by Author "Sousa, Marlene Pereira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Conexões entre a Matemática e a Expressão Plástica: potencialidades e desafios na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Sousa, Marlene Pereira; Fialho, Adolfo Fernando da Fonte; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaO presente Relatório de Estágio surge com o intuito de analisar e refletir, de uma forma fundamentada, sobre a prática pedagógica desenvolvida nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Neste sentido, apresentamos uma breve contextualização e retrospetiva de todo o trabalho desenvolvido ao longo das nossas práticas, evidenciando o processo de aprendizagem vivenciado e dando ênfase à temática do presente Relatório, Conexões entre a Matemática e a Expressão Plástica: potencialidades e desafios na Educação Pré--Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A temática em aprofundamento incide no ensino-aprendizagem da Matemática mediante a mobilização de materiais pedagógicos com recurso às Expressões Artísticas/Artes Visuais, não colocando de parte as restantes áreas do currículo, no sentido de promover aprendizagens significativas baseadas numa educação integradora. O relatório foca as potencialidades e desafios das conexões entre a Matemática e a Expressão Plástica, mobilizando o contexto de estágio com vista a uma análise reflexiva sobre a envolvência dos materiais pedagógicos na lecionação de conteúdos matemáticos nos contextos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho desenvolvido mostra-nos que a exploração de materiais pedagógicos motiva as crianças e estimula a sua aprendizagem e o desenvolvimento de competências. A nossa análise contemplou, ainda, um breve estudo exploratório, mediante um inquérito por questionário, sobre as representações de Educadores e de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico acerca das suas práticas. Os resultados obtidos indicam que os participantes valorizam as Expressões Artísticas, mais concretamente as Artes Visuais e a Expressão Plástica, na lecionação da área/domínio da Matemática, com recurso a materiais concretos e manipuláveis, incluindo objetos do quotidiano, uma vez que contribuem para o desenvolvimento da motivação dos alunos, principalmente quando é demonstrada a aplicabilidade da Matemática no dia a dia. Contudo, os participantes promovem com pouca frequência essas conexões.
