Browsing by Author "Soares, Sara Pacheco"
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- Bem-te-quero : Promoção de Competências Parentais na Primeira InfânciaPublication . Amen, Joana; Soares, Sara Pacheco; Tavares, Sara Catarina Pontes; Caldeira, Suzana Nunes; Carvalho, CéliaO reduzido número de obras que trata o exercício da parentalidade em famílias com filhos entre os 0 e os 18 meses e em risco de exclusão social justifica todo o interesse Bem-Te-Quero - Promoção de Competências Parentais na Primeira Infância. Com uma contextualização fundada na psicologia, este livro traz um conjunto de atividades práticas, muito úteis a quem lida com esse tipo de famílias. É assim, um livro direccionado para profissionais que exercem a sua atividade com famílias em risco psicossocial, como por exemplo as beneficiárias do Rendimento Social de Inserção. É ainda um livro que interessa a estudantes universitários, de graduação e pós-graduação, na área das ciências sociais e do comportamento.É, finalmente, um livro que interessa a todas as pessoas que desejam aprofundar conhecimentos sobre o primeiro contexto de interacção da criança e sobre um conjunto de competências de parentalidade facilitadoras de um Desenvolvimento Infantil harmonioso.
- Bem-Te-Quero : uma proposta de intervenção para uma parentalidade competentePublication . Soares, Sara Pacheco; Tavares, Sara Catarina Pontes; Amen, Joana; Caldeira, Suzana NunesEste artigo apresenta o Programa Bem-Te-Quero, uma proposta de intervenção no âmbito da prevenção primária dirigida a pais de crianças dos zero aos dezoito meses. Resulta da experiência de profissionais da psicologia que intervêm com famílias em situação de precariedade social, conjugada com a de profissionais que trabalham com crianças em situação de risco e perigo e, ainda, profissionais do meio académico. Concetualmente o Bem-Te-Quero fundamenta-se em premissas consolidadas na literatura, sublinhando-se duas: o reconhecimento da importância da primeira infância enquanto etapa fundamental para o desenvolvimento e para que cada um se torne num adulto funcional, participativo e responsável; as intervenções centradas nas famílias e nas suas funções facilitarem a capacidade de mudança daquelas, no sentido de as tornar mais competentes, recetivas e ativas em prol dos seus membros e das dinâmicas entre eles.