Browsing by Author "Soares, Melinda Melo"
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- Implementação da estratégia de marketing sensorial: uma abordagem empíricaPublication . Soares, Melinda Melo; Moniz, Ana Isabel Arruda; Tiago, Maria Teresa BorgesO marketing sensorial como o próprio nome indica, está relacionado com os sentidos sendo os elementos fundamentais para fazer despertar as sensações de consumo, o bom humor nos consumidores, aumentar as vendas dos produtos, e a vontade de voltar. O trabalho deste estudo assenta, por um lado, na implementação de uma estratégia de marketing sensorial e, por outro, na investigação de características socioculturais, dados biográficos na influência de comportamentos diferentes. Irá ser analisado se existe diferenças no género e na idade em relação ao comportamento do consumidor, e avaliar os diferentes cenários. Para isso foi aplicado um questionário como instrumento de recolha, tendo sido distribuído pelos novos canais da tecnologia: online, em que ocorreu durante dois meses, de Março a Maio de 2013, em que foram validados 146 questionários. Trata-se de um trabalho pioneiro no âmbito de estudo na Universidade dos Açores, utilizando-se algumas ferramentas pioneiras, apresentando limitações como foi analisado no capítulo 5. Quanto à metodologia da análise de dados, foi efetuada uma investigação relativa aos fatores que afetam significativamente o comportamento dos consumidores, recorrendo-se a regressões lineares múltiplas bem como outros testes como método de análise de dados. Os resultados da presente investigação permitiram concluir que existem diferenças na idade e no género tanto para o cenário 1 como para o 2 nas preferências do consumidor. Verificou-se que os fatores ambientais influenciam o bem-estar dos consumidores, ou seja, as variáveis música, e aroma revelaram ser estimadores significativos do bem-estar dos consumidores, influenciam a intenção de recomendação e a intenção de volta à loja. Pretende-se, também que os resultados da investigação permitam apontar importantes recomendações e implicações para a gestão do comportamento do consumidor.