Browsing by Author "Santos, Ivone Maria Almeida dos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Projeto Para Um Currículo Relevante e Contextualizado na Disciplina De FilosofiaPublication . Santos, Ivone Maria Almeida dos; Sousa, Francisco José Rodrigues de; Fonseca, Josélia Mafalda Ribeiro da; Palos, Ana Cristina PiresO cerne deste Trabalho de projeto foi analisar as perspetivas de alunos do 12.º ano, numa escola de Cabo Verde, sobre a relevância curricular da disciplina de Filosofia e contribuir para a criação de estratégias de contextualização curricular, mais próximas da sua realidade e das suas experiências. O projeto foi idealizado tendo em conta princípios pedagógicos de contextualização associados a diferentes correntes teóricas, como a Escola Nova ou Escola Progressista, de John Dewey, Integração curricular, de Beane, Teoria da Aprendizagem significativa, de Ausubel, e Aprendizagem mediada, de Vygotsky. A metodologia utilizada foi a Metodologia da Investigação do Design Educacional, uma vez que se revelou a mais adequada para o desenvolvimento deste projeto devido ao seu cariz interventivo, que visa satisfazer uma necessidade de forma original, aliando uma intervenção no ambiente com o estudo desta mesma intervenção, para ser gradualmente melhorada, procurando também a participação dos envolvidos e a elaboração de princípios de design. Quanto aos resultados, a intervenção educativa desenvolvida mostrou-se útil, adequada e eficaz, graças à avaliação de especialistas, da professora participante e do grupo-alvo. A apresentação dos princípios de design descreve diretrizes que podem ser trazidas para outros contextos. Ficou claro que esse Modelo de Contextualização do Ensino de Filosofia também poderá ser utilizado por outros profissionais com pequenas adaptações.