Browsing by Author "Rodrigues, Catarina Alexandra Freitas"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Discursos sobre homossexualidade numa comunidade educativa : perspetivas de professoresPublication . Rodrigues, Catarina Alexandra Freitas; Rego, Isabel Estrela; Santos, Luís Filipe OliveiraO presente estudo, de caracter qualitativo e exploratório pretende aceder à compreensão dos discursos e da ação verbalizada de professores em relação à homossexualidade numa perspetiva construcionista. Mais concretamente, procurou-se captar as perspetivas destes (perspetiva pessoal) sobre a homossexualidade em geral e a homossexualidade na escola, bem como as perspetivas que consideram que os outros têm (perspetiva social), tanto na escola como fora desta. Selecionaram-se para participar no estudo 16 professores a lecionar em escolas públicas da ilha de São Miguel, tendo em consideração os critérios: sexo, idade, departamento que integram na escola onde lecionam, anos de serviço e experiência de ensino com alunos adolescentes, em diferentes instituições. A recolha de dados foi realizada através de entrevistas em profundidade, semiestruturadas. Como procedimento de tratamento de dados realizou-se a análise de conteúdo (Bardin, 1995 & Vala, 1986), seguindo o "Modelo Interativo de Análise de Dados" proposto por Miles & Huberman (1984 cit. in Lessard-Hébert et al, 1990). De acordo com os dados emergentes verificou-se a existência de constrangimentos, tanto na vida pessoal como na prática profissional face à homossexualidade. Embora a maioria dos participantes no estudo assuma um discurso socialmente polido com conceitos como respeito e naturalidade, permanece a desigualdade, o preconceito, a discriminação e, como consequência, a opção pela invisibilidade. Na escola, é a partir da ideia de heterossexualidade que os conteúdos são elaborados, e que os discursos são produzidos. Ainda escasseiam informações no que concerne à sexualidade e, em particular, à homossexualidade e os professores admitem a falta de preparação para a abordagem do tema. Também, a referência à homossexualidade como forma de insulto entre os alunos parece ser uma prática tão comum que, na generalidade, não é considerada como agressão. Os resultados sugerem ainda que a formação específica na temática homossexualidade parece constituir não só um meio eficaz de desconstrução de modelos enraizados em padrões culturais, como aumentar a consciência para práticas discursivas que têm em conta a diversidade.