Browsing by Author "Pacheco, Marina de Jesus Correia"
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- Aprender através de recursos didáticos na educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico : reflexão sobre a promoção de aprendizagens ativas e significativasPublication . Pacheco, Marina de Jesus Correia; Dinis, RaquelO presente relatório surge no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da responsabilidade do Departamento de Ciências da Educação, da Universidade dos Açores. Tem como finalidade relatar, analisar e refletir sobre as experiências vivenciadas no trabalho desenvolvido no âmbito da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, na análise e reflexão sobre o percurso formativo desenvolvido privilegiámos o aprofundamento, a partir de bibliografia da especialidade, da natureza e âmbito da formação inicial de docentes, bem como das dinâmicas particulares do contexto de estágio pedagógico que a mesma integra. No âmbito deste relatório proporcionou-se ainda a oportunidade de abordagem a questões relativas à aprendizagem através de recursos didáticos, mais especificamente direcionadas ao aprofundamento de conhecimentos e à reflexão sobre os contributos destes para a promoção de aprendizagens ativas e significativas. Considerando a importância da aprendizagem significativa para o sucesso das crianças/ alunos, nas nossas práticas procurámos conceber e explorar os recursos didáticos tendo por base três aspetos centrais na promoção das, nomeadamente: a ação e experiência da criança/ aluno, a motivação para a realização da tarefa e a mobilização da informação (nova e prévia). Neste contexto, procederemos à análise mais aprofundada da implementação de alguns dos recursos didáticos desenvolvidos, visando a reflexão sobre as respetivas potencialidades pedagógicas no âmbito da promoção de aprendizagens significativas. A análise ao trabalho desenvolvido indicia que os recursos didáticos por nós concebidos e explorados, - dado o seu potencial de concretização, manipulação e ludicidade -, constituíram uma mais-valia para a aprendizagem das crianças/ alunos, permitindo desconstruir a complexidade e a abstração, tornar acessíveis as informações e relevantes as experiências de aprendizagem, contribuindo assim para a promoção da significatividade. No entanto, dado o carácter intrínseco e pessoal/ individual subjacente à construção de sentidos pela criança/ aluno, os resultados obtidos encontram-se fortemente ligados aos contextos concretos em que as experiências de aprendizagem relatadas e analisadas foram desenvolvidas, não permitindo generalizações. Contudo, importa ainda ressalvar que o efetivo potencial dos recursos didáticos depende grandemente da sua utilização (seleção, conceção e exploração) intencional e refletida, bem como da sua adequação, quer às competências e conhecimentos curriculares visados, quer às características e necessidades das crianças/ alunos concretos. Este trabalho revestiu-se de um caráter formativo fundamental, para a nossa aprendizagem profissional, permitindo o aprofundamento de conhecimentos e competências e a reflexão sobre a importância da construção de experiências de aprendizagem adequadas e inovadoras, capazes de promoverem a significatividade nas aprendizagens curriculares.