Browsing by Author "Ourique, Filipe Santos de Oliveira"
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- Motivações e atributos ao consumo nos centros comerciais : uma aplicação aos AçoresPublication . Ourique, Filipe Santos de Oliveira; Tiago, Maria Teresa BorgesO comportamento do consumidor tem sido objecto de estudo não só de académicos da área de marketing, mas também de profissionais de outras ciências que se focalizam na compreensão do comportamento humano. A importância de analisar o comportamento do indivíduo no Centro Comercial prende-se com o facto de a diversidade de serviços e características próprias do centro comercial, despertar junto dos consumidores uma multiplicidade de motivações. O objectivo deste artigo foi de analisar a motivação ao consumo dos indivíduos e as variáveis que podem exercer influência sobre os padrões comportamentais de consumo. Os dados foram adquiridos através de inquéritos, obtendo-se uma amostra com 240 respondentes. Com vista à agregação dos indivíduos com base nos padrões comportamentais que reflectem a motivação ao consumo, foram aplicadas duas técnicas de análise estatística multivariada. Através da análise factorial obtiveram-se cinco factores: lazer, restauração, características únicas do centro comercial, dimensão social e utilitários. Posteriormente, utilizando o método K-means Cluster, procedeu-se à partição da amostra com base nos factores gerados e obtiveram-se 3 grupos distintos com base nos seus padrões de comportamento, e a que se designou de Consumidor Indiferente, Consumidor Ágape e Consumidor Distracção. Pela análise de variância, concluiu-se que as variáveis sexo, concelho de residência e satisfação com o Centro Comercial não permitem aferir a existência de diferenças significativas entre os 3 clusters. Dado que a componente nível de satisfação nada permite concluir acerca dos diferentes padrões de comportamento do consumidor, a hipótese formulada na investigação, “o nível de satisfação dos consumidores difere de grupo para grupo”, foi rejeitada para a amostra estudada. As restantes variáveis, idade, habilitações literárias, frequência ao Centro Comercial e os motivos de deslocação ao Centro Comercial exercem influência sobre os padrões comportamentais dos consumidores. Os resultados são úteis para que os responsáveis pelas empresas possam tomar medidas de gestão e definir estratégias de marketing.