Browsing by Author "Medeiros, Sara Tavares"
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- Expressões artísticas e educação de valores em diálogo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Medeiros, Sara Tavares; Fialho, Adolfo Fernando da Fonte; Fonseca, Josélia Mafalda RibeiroO presente relatório de estágio reporta-se às práticas desenvolvidas em contexto de estágio, no âmbito das unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II, inseridas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Este documento representa, assim, o culminar de todo o trabalho realizado ao longo dos dois estágios em causa, e tem como objetivo refletir sobre as práticas educativas realizadas nos contextos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No contexto deste trabalho, decidimos realçar o tema Expressões Artísticas e Educação para Valores em diálogo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A escolha do tema deveu-se ao interesse pessoal sobre as duas áreas em causa, a pressuposta falta de tempo dedicada às Áreas de Expressão e, por fim, a necessidade de introduzir nas dinâmicas escolares uma Educação Artística para Valores que estimule o desenvolvimento pessoal e social da criança e a prepare para viver como cidadão. Neste sentido, e de modo a aprofundar os conhecimentos sobre as referidas áreas, procedeu-se a uma análise da literatura da área. Além disso, na elaboração deste relatório recorreu-se a uma metodologia de natureza qualitativa através de uma análise e reflexão sobre as práticas de estágio com o objetivo de compreendê-las e interpretá-las. Com o intuito de perceber quais as perspetivas dos docentes das escolas sobre esta matéria realização realizou-se uma entrevista à educadora e professora cooperantes. De uma maneira geral, este relatório de estágio procura descrever, analisar e refletir situações de aprendizagem, com particular enfoque no desenvolvimento das áreas de Expressões Artísticas e Educação para Valores, espelhando conceções e estratégias de promoção do trabalho harmonioso entre ambas. Assim, concluímos que, é fundamental perceber e valorizar o grande potencial destas duas grandes áreas em particular, reforçando o equilíbrio entre elas para que se possa garantir que uma não serve de “muleta” da outra e sim, que ambas trabalham de modo harmonioso em prol de um mesmo objetivo, o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo da criança.