Browsing by Author "Machado, Saulina Moniz"
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- Abordagens transversais à escrita na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Machado, Saulina Moniz; Leal, Susana da Conceição Miranda Silva MiraO presente relatório expõe uma análise e reflexão sobre a importância de uma abordagem transversal à escrita no âmbito da educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo principal da nossa ação educativa foi proporcionar momentos de comunicação nos quais as crianças podiam trabalhar competência de leitura e escrita nas diferentes áreas curriculares. Com este trabalho procurámos resposta para as seguintes questões: como é que os educadores de infância pensam/promovem a familiarização com a linguagem escrita nas suas práticas pedagógicas? Como é que os professores pensam/promovem o desenvolvimento de competências de produção textual no 1.º Ciclo? Como promover o desenvolvimento da compreensão e da produção escrita a propósito da aprendizagem de diferentes temas, conteúdos e processos em diferentes áreas do currículo? Quais as potencialidades de uma abordagem à escrita de forma transversal ao currículo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico? Para conseguirmos responder às duas primeiras questões, analisámos 16 relatórios de estágio análogos a este; para a resposta às restantes, analisámos diferentes atividades de abordagem à escrita realizadas por nós nas diferentes áreas curriculares ao longo dos estágios que realizamos na Educação Pré-escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico. Relativamente à primeira pergunta, verificamos que os futuros educadores de infância usavam várias estratégias de abordagem à escrita, sendo embora mais frequente a leitura e exploração de histórias. No que diz respeito ao 1.º ciclo, os relatórios analisados também mostram a diversificação de estratégias, desta feita, com maior incidência em construção de diferentes tipos de textos. No primeiro caso, as áreas/domínios onde foram promovidas mais atividades de abordagem à escrita foram a de Formação Pessoal e Social e a de Educação Artística; no segundo caso, foi a área de Estudo do Meio. No que respeita às nossas práticas e em resposta à terceira pergunta, procurámos, tanto num nível educativo como no outro, diversificar as atividades de contacto e produção de textos. No caso da Educação Pré-escolar, apostámos na leitura imagética de textos lidos em voz alta por nós, na produção oral de textos em conjunto, com registo escrito por nós na presença das crianças, bem como a criação de oportunidade de tentativa de escrita pelas próprias crianças. Neste nível, a área mais profícua para a abordagem à escrita foi a área de estudo do meio. Relativamente ao nível do 1.º ciclo, insistimos na leitura e interpretação de diferentes tipos de textos, dramatizações, momentos de trabalho autónomo, recontos e apresentações orais de textos. Recorremos ainda a fichas de trabalho, promovendo o trabalho autónomo e a autocorreção. Como sucedeu nos relatórios analisados, no 1.º ciclo, a área que mais proporcionou o desenvolvimento destas aprendizagens foi a de estudo do meio. No que toca à última pergunta, podemos registar que uma abordagem transversal ao texto escrito só traz vantagens ao educador/professor, uma vez que proporciona a aprendizagem de competências de compreensão, planificação, construção e revisão de diferentes tipos de textos, de forma integrada e contínua, promovendo ainda o aprofundamento de competências de comunicação oral e decodificação, bem como o aprofundamento da consciência linguística, entre outras.