Browsing by Author "Ferreira, Rita Miranda"
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- A Educação para a Cidadania na promoção do sucesso em Matemática, na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ferreira, Rita Miranda; Fonseca, Josélia Mafalda Ribeiro; Martins, Maria do Carmo Carvalho Sousa da CunhaO presente relatório apresenta uma reflexão sobre as práticas ocorridas no âmbito da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que integram as unidades curriculares Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II, respetivamente, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade dos Açores. A escolha do tema deste Relatório, A Educação para a Cidadania na promoção do sucesso em Matemática, na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, consubstancia a nossa intenção educativa de promover um processo de ensino-aprendizagem que permita a integração das áreas de Cidadania e Matemática, com o intuito de potenciar o sucesso nesta última, ao mesmo tempo em que se favorece a formação de crianças/alunos enquanto cidadãos ativos e responsáveis. Primeiramente, apresentamos um enquadramento teórico que fundamenta o projeto educacional desenvolvido no âmbito deste Relatório. Para enformar este trabalho, foi efetuado um estudo empírico acerca das conceções e representações dos educadores/professores sobre a Educação para a Cidadania, a Educação para a Matemática e o modo como as articulam no contexto das suas práticas. Por último, refletimos sobre o trabalho desenvolvido na nossa prática educativa, em particular na práxis desenvolvida, na integração da Matemática e da Cidadania, metarrefletindo sobre a formação cívica de crianças/alunos. Neste sentido, procedemos à caraterização dos contextos em que ocorreram os Estágios Pedagógicos I e II. Em forma de conclusão é feita uma reflexão global sobre todo o trabalho desenvolvido, evidenciando-se a relação entre a área de Matemática e a área de Cidadania e modo como a integração entre elas pode ser uma mais-valia para o processo de ensino-aprendizagem. Depois de todo o caminho percorrido foi possível perceber as potencialidades da educação para a cidadania, apesar de esta nem sempre ser valorizada pelos docentes, e entender o seu contributo para o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático.