Browsing by Author "Ferreira, Cristina Cabral Almeida"
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- O uso de materiais manipuláveis estruturados na educação pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Ferreira, Cristina Cabral Almeida; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaO presente relatório incide sobre os estágios curriculares, decorridos de 1 de Fevereiro a 17 de Maio de 2010, na Educação Pré-Escolar, no Jardim-de-Infância Santa Clara e de 15 de Setembro a 12 de Janeiro de 2011, no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Básica Integrada Canto da Maia. Estes estágios aconteceram no decorrer das unidades curriculares Prática Educativa Supervisionada I e II, pertencentes ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, leccionadas na Universidade dos Açores, no Pólo de Ponta Delgada. O uso de Materiais Manipuláveis Estruturados na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico é o tema foco desenvolvido ao longo dos estágios. A primeira parte do trabalho engloba uma revisão de conhecimentos sobre a temática em questão, seguindo-se o plano das actividades implementadas com os materiais manipuláveis. Estas actividades são descritas e analisadas, e depois apreciadas crítica e reflexivamente de acordo com os resultados obtidos. A implementação de actividades com materiais manipuláveis não só teve como objectivo o desenvolvimento de competências matemáticas nas crianças, como também a abordagem transversal dos diferentes domínios e áreas disciplinares integrantes do currículo. Para enriquecer o trabalho, realizámos uma pesquisa sobre o tema foco com o objectivo de conhecer as concepções dos educadores de infância e dos professores do 1º Ciclo dos núcleos escolares pertencentes a duas Escolas Básicas Integradas, sobre os materiais manipuláveis existentes na instituição, a frequência e a forma de exploração com que utilizam os materiais e, por fim o papel que os materiais manipuláveis desempenham na Educação Pré--Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Adoptou-se por uma metodologia quantitativa e pelo questionário como instrumento de recolha de dados. Nesta pesquisa participaram trinta e duas educadoras e quarenta e oito professores do 1º Ciclo do Ensino Básico.