Browsing by Author "Faria, Sandra Dias"
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- Determinantes da participação dos beneficiários no programa do Rendimento Mínimo Garantido no mercado de trabalhoPublication . Fortuna, Mário; Faria, Sandra Dias; Vieira, José Cabral; Menezes, António Gomes deWe present micro econometric evidence on the determinants of the probability that beneficiaries of the Minimum Guaranteed Income (MGI) participate in market production or in home production. We use a micro data set which covers all the beneficiaries of the MGI, up to 2001, for the Portuguese Region with the highest incidence of this program, namely, the Azores. We find striking diferences between women’s and men’s behaviour with respect to labour market participation decisions, with women heavily specialized in home production and men in market production. The probability of participating decreases with income support. Moreover, there are several aspects of household demographics that matter to female participation decisions. Therefore, policies designed to promote female labour supply should not be of the type one size fits all and must improve the terms of trade between home production and market production for women.
- Determinantes da propensão para o empreendedorismo : uma revisão de literaturaPublication . Faria, Sandra Dias; Couto, João Pedro AlmeidaEste trabalho apresenta uma revisão dos principais conceitos preconizados na procura dos fatores determinantes da propensão para o empreendedorismo, procurando sintetizar o estado-da-arte da área, ou seja, sintetizar como a literatura clássica e a mais recente tratam o tema. O Empreendedorismo assumiu-se como uma das áreas de estudo da Gestão com maior crescimento nos últimos anos, sendo notória a consolidação e a ramificação da investigação desenvolvida em todo o mundo. De entre as várias linhas de investigação nesta área do conhecimento, focaremos a nossa revisão de literatura na definição dos fatores determinantes da propensão empreendedora.
- (Educ)Ação no empreendedorismo : uma abordagemPublication . Faria, Sandra Dias; Couto, João Pedro Almeida; Tiago, Maria TeresaIn the past decades, entrepreneurship has become one of the top concepts in the business field. Its relevance has increased in the past five years due to the economic world crises. Despite the relevance of entrepreneurship, there is a lack of empirical evidences regarding the enabling factors of entrepreneurship. This work provides a review of the literature related to entrepreneurship and entrepreneurship education and sets the grounds for a deeper understanding of the impacts of the last element on university students’ propensity to become entrepreneurs. The data gathered and use in this work, covers four different countries and allow us to test the framework established. Findings of this paper indicate that entrepreneurship education is common ground in most countries and the individual characteristics are no longer truly distinctive between countries. On the other half, besides these conclusions, the results show that entrepreneurship education is a key component of entrepreneurship propensity among university students. Our analysis provides a roadmap to guide future research, leaving answered some questions that will be future paths of research.
- Efeitos da sazonalidade na gestão dos alojamentos turísticos nos AçoresPublication . Veríssimo, Diana Sofia Pavão; Tiago, Maria Teresa; Tiago, Flávio Borges; Faria, Sandra Dias; Couto, João Pedro AlmeidaEsta investigação foi elaborada com o propósito de identificar e analisar os impactos da sazonalidade na gestão dos alojamentos turísticos dos Açores. Para tal, foram selecionados um conjunto de alojamentos com tipologias a categorias diferentes a fim de apurar as semelhanças e diferenças do impacto da sazonalidade na sua gestão. Através de uma investigação utilizando o método qualitativo, realizaram-se as entrevistas aos responsáveis, procedendo-se de seguida à transcrição das mesmas de forma a comparar os resultados retirar conclusões a partir dos mesmos. Os resultados apontam para a existência de uma sazonalidade significativa, com a concentração elevada de vendas no verão e, para a necessidade de reforçar a gestão de eventos que criem uma dinâmica de procura na época baixa, a procura de novos mercados de turistas que viajem para a região na época baixa e o reforço das atividades de marketing para criar atratividade nas épocas intermédias.
- Propensão para o empreendedorismo entre os alunos do Ensino Superior na EuropaPublication . Faria, Sandra Dias; Couto, João Pedro AlmeidaEste trabalho tem por objetivo analisar os determinantes da propensão para o empreendedorismo dos alunos do ensino superior. Para tal, avaliamos diversos fatores considerados determinantes para a criação de empresas. Neste estudo os dados foram obtidos através de inquéritos feitos a alunos do ensino superior em universidades da Irlanda, Itália, Holanda e Portugal. A propensão para o empreendedorismo pode ser explicada com base num modelo logit e os resultados obtidos apontam para a existência de uma relação positiva entre os fatores intrínsecos aos indivíduos e a propensão para o empreendedorismo, assim como um impacto positivo dos fatores contextuais e da educação empreendedora na propensão para o empreendedorismo.
- Turismo de nichos : o “mercado da saudade"Publication . Rocha, Sílvia Pavão; Tiago, Maria Teresa; Tiago, Flávio Borges; Couto, João Pedro Almeida; Faria, Sandra DiasO turismo tem um grande impacto no desenvolvimento regional considerando a sua importância a nível social, cultural e económico. Em termos sociais, promove o emprego melhorando a qualidade de vida da população residente e, inerentemente, a “saúde” da mesma. As nove ilhas dos Açores reúnem características distintivas no que concerne ao clima, à fauna, à flora, ao património histórico e às tradições. Esta região possui um grande potencial turístico que tem vindo a desenvolver-se, principalmente após a intensificação da sua promoção e da evolução deste destino tão peculiar. Porém, constata-se ainda uma lacuna no que se refere à compreensão dos fluxos turísticos provenientes da América do Norte. Procurando contribuir para colmatar esta lacuna, efetuou-se um questionário a viajantes provenientes da América do Norte. Com recurso à análise de clusters determinou-se a existência de três segmentos: Nostálgico, Regular e Frequente. O reconhecimento destes três segmentos é importante para o destino e para a determinação das ofertas turísticas procedendo aos necessários ajustes.