Browsing by Author "Diniz, Daylane Soares"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Casinha de bonecas : um projeto filosóficoPublication . Diniz, Daylane Soares; Carvalho, Magda Costa; Santos, Ana IsabelA presente dissertação busca unir a Filosofia para Crianças com o projeto “Casinha de Bonecas” da Escola Classe Ipê. Esta escola, localizada em Brasília, Brasil, desenvolve esse projeto através de uma dinâmica que retrata uma pequena cidade onde as crianças são os sujeitos que desempenham as diversas profissões e papéis sociais de uma sociedade. As crianças realizam essa dinâmica e refletem sobre ela na roda de diálogo. Nesse contexto, um dos objetivos do projeto é escutar as crianças. Visando potencializar essa escuta decidimos investigar o projeto e inserir a Filosofia para Crianças em meio as rodas de diálogo, que já são realizadas, com a Comunidade de Investigação Filosófica. Seguindo, então, a linha de trabalho da Comunidade de Investigação Filosófica de Matthew Lipman e Ann Sharp, realizamos sessões filosóficas com as crianças onde elas puderam expressar suas opiniões, pensar, questionar e refletir acerca de muitos aspectos relacionados com as vivências do projeto. Além das influências de Lipman e Sharp, essa pesquisa foi embasada pelas ideias de outros autores como Walter Omar Kohan, David Kennedy e outros estudiosos da área de Filosofia com Crianças. Primeiramente explicamos o projeto “Casinha de Bonecas”, suas potencialidades e fragilidades, como ele se desenvolve e sua relevância para a escola. Depois traçamos momentos relevantes acerca da origem e fundamentos do programa de Filosofia para Crianças e explicamos como essa proposta acontece segundo Lipman e colaboradores do IAPC, explorando, inclusive, algumas críticas ao Programa. Com o objetivo de articular a “Casinha de Bonecas” com a Filosofia, abrindo espaço para a voz das crianças, foram realizadas 10 sessões em Comunidade de Investigação Filosófica após a dinâmica do projeto, aproveitando a existência da roda de diálogo. Nessas sessões, pudemos trabalhar o pensamento original das crianças através de suas concepções e ideias inovadoras que ocasionaram a transformação do projeto. Além disso, e como aspecto trazido para a investigação a partir da prática realizada, o trabalho proporcionou-nos ainda uma autocrítica da nossa prática enquanto facilitadora das sessões filosóficas. A investigação é algo imprevisível que nos permite questionar aspectos antes não questionados o que a torna algo sempre em processo.