Browsing by Author "Cabral, Alexandre Pimentel"
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- O papel dos endorsers na imagem de marca dos produtos de fitnessPublication . Cabral, Alexandre Pimentel; Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo Borges; Avelar, Sónia Margarida MoreiraCom a expansão das redes sociais, as marcas passaram a investir cada vez mais recursos para expandir o seu alcance online e chegarem mais consumidores. Tal como nos meios de comunicação tradicionais, os endorsers desempenham um papel crucial na promoção de marcas e produtos no mundo digital. Uma vez que a utilização de endorsers pode representar investimentos significativos para as marcas, avaliar a eficácia dos mesmos nas atitudes, preferências e intenções de compra dos clientes é relevante e permite avaliar o retorno do investimento das estratégias de marketing, bem como afetar os recursos de forma mais eficiente. O principal objetivo deste estudo é analisar o impacto desses endorsers nas marcas de fitness, focando-se em duas características principais dos endorsers: a expertise e a atratividade. De forma a atingir este objetivo, foi realizado um questionário online com design 2 (alta vs baixa expertise) X 2 (alta vs baixa atratividade) a um total de 207 participantes. Estes participantes avaliaram duas características principais dos endorsers – expertise e atratividade - bem como as suas atitudes em relação aos endorsers e à marca a eles associada. Para além disso, foram também avaliadas as intenções de compra e de recomendação da marca por parte dos consumidores. Para validação das hipóteses em estudo foi estimado um modelo de equações. Os resultados revelaram que a expertise do endorser desempenha um papel significativo tanto nas atitudes dos consumidores em relação ao endorser como nas suas intenções de compra. Embora a atratividade do endorser influencie positivamente as atitudes dos consumidores em relação a este, não foi encontrada uma relação direta com a intenção de compra de produtos de fitness. A importância da relação entre a atitude em relação ao endorser e a atitude em relação à marca também é suportada neste estudo, bem como o impacto significativo da atitude em relação à marca nas intenções de compra e recomendação. Os profissionais de marketing e gestores de marcas no segmento dos produtos de fitness, face a estes resultados devem efetuar uma seleção cuidadosa de endorsers, procurando a combinação certa de expertise e atratividade pode influenciar positivamente as atitudes dos consumidores.