Browsing by Author "Barbosa, Catarina Costa"
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- The Month-of-the Year Effect nos mercados europeu, americano, australiano e asiáticoPublication . Barbosa, Catarina Costa; Couto, Gualter Manuel Medeiros; Pimentel, Pedro Miguel Silva GonçalvesA Hipótese da Eficiência do Mercado tem sido contrariada por diversos estudos académicos alusivos à existência de determinadas anomalias de calendário, onde merece enquadramento o The Month-of-the-Year Effect (ou Efeito Mês-do-Ano), composto pelo Efeito Janeiro, pelo Efeito Halloween e pelo Efeito Outubro. O estudo do Efeito Mês do Ano é desenvolvido em quatro continentes, e incide sobre o período compreendido entre janeiro de 1990 a dezembro de 2013. A evidência aponta para uma tendência de declínio do Efeito Janeiro, assim como indicia que o Efeito Outubro está a desaparecer ou mesmo que não existe. Quanto ao Efeito Halloween, os resultados apontam para uma elevada significância económica, constituindo uma oportunidade passível de ser explorada. Como explicações para os resultados decorrentes da análise dos Efeitos Janeiro e Outubro, sugere-se um maior conhecimento sobre as anomalias em causa resultante dos avanços na área tecnológica, que motiva a reposição da eficiência de mercado. Por sua vez, sugere-se que a possível explicação para o Efeito Halloween esteja relacionada com as rendibilidades médias negativas durante o período maio a outubro.