Browsing by Author "Amaral, Filomena Margarida Rodrigues"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As expressões musical e dramática na prática educativa em contexto de Jardim-de-Infância e 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Amaral, Filomena Margarida Rodrigues; Santos, Ana IsabelO presente relatório de estágio pretende dar a conhecer a intervenção pedagógica realizada no âmbito das disciplinas de Prática Educativa Supervisionada I e II, leccionada no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo como finalidade desvelar a importância das expressões musical e dramática na prática educativa. O tema deste trabalho proveio da necessidade constatada durante os estágios, onde ao longo de toda a observação, foi possível verificar que estes dois domínios eram os menos trabalhados durante as actividades da sala de aula. Todas as crianças de uma forma ou de outra, quando ingressam na escola já obtiveram contacto com a música, bem como com a dramatização. A música, na escola, deve, acima de tudo, ser vivida; é muito mais do que realizar exercícios mecânicos de canto, ou de reprodução de melodias. Também a expressão dramática deve estar presente muito para além das brincadeiras autónomas das crianças; deve assentar num trabalho com determinadas intenções pedagógicas que levem as crianças a descobrirem-se a si próprias, bem como aos seus pares. Com a intenção de incluir no trabalho pedagógico estes dois domínios do saber, desenvolvemos este relatório em dois capítulos. No primeiro capítulo são abordados, por meio da revisão da literatura, alguns dados sobre a importância do ensino da expressão musical e da expressão dramática para o desenvolvimento da criança. No segundo capítulo são apresentadas todas as estratégias e actividades implementadas junto das crianças, bem como uma análise dos dados obtidos. É importante evidenciar como resultado obtido de toda a intervenção pedagógica, as aprendizagens realizadas pelas crianças, não só nestes dois domínios do saber, em que se destacaram o alcance dos objectivos delineados para estes.