FEG - Faculdade de Economia e Gestão / School of Business and Economics
Permanent URI for this community
Browse
Browsing FEG - Faculdade de Economia e Gestão / School of Business and Economics by Author "Aguiar, João Pedro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Metaverso: A próxima fronteira do marketing digitalPublication . Aguiar, João Pedro; Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo Borges; Avelar, Sónia Margarida MoreiraNos últimos anos, o conceito de metaverso tem atraído a atenção de empresas e consumidores, uma vez que as tecnologias fundamentais para a sua implementação têm vindo a desenvolver-se, tornando cada vez mais viável a sua implementação. A sua implementação e aplicação a várias áreas do quotidiano trará mudanças fundamentais nas perceções, comportamentos e formas de atuação dos consumidores. Consequentemente, a forma como as empresas interagem com os seus consumidores também sofrerá alterações decorrentes da adaptação a esta nova realidade. O objetivo com a realização do presente trabalho é o de relacionar o desenvolvimento deste novo espaço virtual com o conceito de marketing digital, procurando demonstrar que este será um novo espaço de interação, que requer compreensão por parte dos profissionais de marketing, para que possam comunicar de forma eficaz e relevante. Para este efeito, realizou-se uma análise bibliométrica sobre o campo de investigação do marketing no metaverso, de forma a comprovar as asserções realizadas, assim como mapear o espetro de temas existentes e o estado atual da investigação sobre este assunto. O mapeamento do campo de investigação possibilitará oferecer uma perspetiva sobre o seu estado intelectual que poderá também auxiliar na realização de investigações futuras sobre este tema. Face aos resultados obtidos, verifica-se que a discussão atualmente existente no campo de investigação tem por objetivo determinar as implicações e oportunidades que o metaverso e as tecnologias a este associadas poderão trazer para a área do marketing, assim como para o marketing de setores como o turismo, hospitalidade e cosmética. Deste modo, comprova-se que o metaverso constitui a próxima fronteira do marketing digital e que existe preocupação em entender como funcionará neste novo espaço. Neste sentido apresentam-se ainda sugestões de linhas de investigação futura que pretendem exponenciar a investigação já existente.