FEG - Faculdade de Economia e Gestão / School of Business and Economics
Permanent URI for this community
Browse
Browsing FEG - Faculdade de Economia e Gestão / School of Business and Economics by advisor "Azevedo, José Manuel Viegas de Oliveira Neto"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Marketing do produto turístico "Mergulho" nos AçoresPublication . Lopes, Cláudia Luísa Salvador Hipólito; Moniz, Ana Isabel Arruda; Azevedo, José Manuel Viegas de Oliveira NetoO arquipélago dos Açores tornou-se nos últimos anos um destino privilegiado de mergulho em Portugal e tem vindo a assumir o mergulho como um dos produtos estratégicos para o seu desenvolvimento turístico. O propósito deste estudo foi determinar as estratégias de marketing utilizadas pelos centros de mergulho dos Açores e perceber os fatores que afetam o seu planeamento através de uma análise descritiva. A amostra estudada incluiu dezanove centros de mergulho da Região e o questionário realizado aos mesmos permitiu identificar quatro estratégias de marketing como sendo as mais utilizadas: redes sociais (95%), site oficial (95%), prospeto informativo (68%) e participação em feiras/exposições internacionais (63%). Todas as quatro estratégias foram consideradas importantes pelas empresas. O maior consenso entre empresas a nível de importância é relativo à técnica de marketing word-of-mouth. Os resultados demonstram que os clientes dos centros de mergulho são maioritariamente estrangeiros (76%), sendo a nacionalidade predominante a alemã. Foi também possível aferir que os centros de mergulho de menor dimensão possuem um grau do desenvolvimento do planeamento estratégico maior do que os centros de mergulho de maior dimensão e que 63% dos centros de mergulho tem uma boa perceção do sucesso das suas estratégias de marketing. No futuro, 84% dos centros de mergulho estudados pretende melhorar o seu marketing.