FEG - Faculdade de Economia e Gestão / School of Business and Economics
Permanent URI for this community
Browse
Browsing FEG - Faculdade de Economia e Gestão / School of Business and Economics by advisor "Allen, Jonathan P."
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento de um modelo de e-commerce para a "Loja dos Açores" : enquadramento estratégico e design organizacionalPublication . Ascenso, Luís Manuel Pereira; Allen, Jonathan P.; Guerra, Hélia Marília Goulart Ferreira de OliveiraPretende-se, com o presente estudo, abordar o desenvolvimento de um modelo de ebusiness que adapte o atual conceito da “Loja dos Açores” ao formato de comércio online. Numa base tecnológica em que se procura tirar partido das potencialidades oferecidas pela web, procuraremos ao longo deste trabalho fazer a adequação da oferta de produtos açorianos a uma nova dimensão em que seja possível transformar os papéis tradicionais do cliente numa relação de interatividade, alinhamento de valores e criação de conhecimento. Serão igualmente privilegiados os impactos socioeconómicos que se vislumbram com o desenvolvimento de um projeto de investimento numa plataforma de comércio eletrónico a partir de uma conceção de rede colaborativa, agregando sinergias existentes entre a Universidade, as empresas e o Governo, dando expressão aos objetivos de inovação e desenvolvimento assumidos por cada uma destas unidades. Finalmente, abriremos as necessárias linhas de investigação para trabalhos futuros no âmbito da engenharia de software, partindo, para o efeito, de um modelo organizacional por nós concebido, orientado para um modelo de e-commerce, a partir do modelo integrado de inovação de Soumodip Sarkar, reunindo as necessárias premissas para um contributo tecnológico mais avançado, sobretudo ao nível da web 2.0 e da web semântica. A demonstração de uma estrutura conceptual que apresentaremos no decorrer deste estudo visará fazer a articulação entre o design organizacional que está subjacente aos conceitos que a fundamentam e o enquadramento estratégico propiciado pelas oportunidades criadas na nova dimensão online para o conceito da “Loja dos Açores”.