DCEA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
Permanent URI for this collection
Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DCEA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by advisor "Fontes, José Carlos Goulart"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Contributo para a redução do risco de inundação na cidade de Angra do HeroísmoPublication . Silva, Vasco Barcelos Leandro; Quadros, Sílvia Alexandra Bettencourt de Sousa; Fontes, José Carlos GoulartEm resultado de elevados níveis de precipitação em períodos de tempo relativamente curtos, a alteração da ocupação/uso do solo e o declive acentuado das bacias hidrográficas que incluem o centro urbano da cidade de Angra do Heroísmo, tem conduzido à ocorrência de inundações. Estes episódios são consequência da insuficiente capacidade de infiltração e de escoamento da rede de drenagem urbana para águas pluviais, tornando-se de crucial importância face a fenómenos desta natureza, avaliar as principais causas do problema e posteriormente efetuar propostas de soluções que reduzam o escoamento superficial. Para o efeito foi desenvolvido um estudo recorrendo ao software ESRI® ArcGIS 10.5 preparado para criar um sistema de informação geográfica (SIG) integrado num modelo hidrológico, com o objetivo de estabelecer uma análise pormenorizada das características fisiográficas de uma das bacias hidrográficas que inclui o centro urbano da cidade de Angra do Heroísmo, bem como de simular o comportamento do escoamento superficial quando submetida a eventos de precipitação intensa de curta duração. Nesse sentido, além da caracterização da ocupação do solo que reflete o panorama atual verificado na unidade fisiográfica, foram construídos três cenários que enquadram medidas de mitigação e que pretendem simular o seu desempenho relativamente ao episódio verificado no dia quatro de setembro de 2015, que originou inundações sobre o centro urbano da cidade, nomeadamente numa secção que será pormenorizadamente analisada, localizada na Rua Direita. Concluiu-se que a bacia hidrográfica quanto às suas características fisiográficas, se apresenta com uma baixa tendência para a ocorrência de inundações, contudo ocupando 40% do centro urbano da cidade, verifica-se uma elevada área impermeabilizada que contribui para um aumento significativo da sua vulnerabilidade face a eventos de precipitação intensa de curta duração. Dessa forma, perante o estudo de cenários que enquadrem medidas de mitigação estruturais e não estruturais, aquele que demonstrou melhores resultados foi o que conjugou a implantação de pavimentação permeável e espaços verdes urbanos, verificando-se um aumento significativo das perdas associadas à infiltração e interseção do copado florestal, da capacidade da bacia em reter água que não originará escoamento superficial e consequentemente na diminuição dos caudais de ponta verificados na secção de referência. Além disso, quando dimensionada a secção que define a Rua Direita, este foi o cenário em que se observou a descida mais acentuada do nível da água, quando comparado com o panorama verificado no dia do evento de precipitação anteriormente descrito.
- Estudo e avaliação da sustentabilidade do aproveitamento da água da Ribeira dos Bispos (São Miguel)Publication . Botelho, Rodrigo Pereira Franco; Rodrigues, António Félix Flores; Fontes, José Carlos GoulartNos últimos anos tem-se assistido a uma subida dos preços dos combustíveis fósseis o que motiva a procura por outras soluções que promovam o desenvolvimento sustentável. A necessidade de aumentar e diversificar as formas de produção de energia elétrica suscitou mudanças na política energética que incentivam a produção através de recursos de origem renovável. A quantidade de água que é desperdiçada para o mar nos Açores, sem que lhe seja dado qualquer uso, é elevada e isso motiva a procura desse recurso para a sua valorização. Assim, passa pelos objetivos deste projeto valorizar o recurso água, através do conhecimento das características gerais de uma mini-hídrica de baixa queda e os procedimentos que antecedem a fase de construção ou no caso estudado, a fase de transformação de antigos moinhos para produção de energia. Pretende-se realizar o dimensionamento dos principais componentes que constituem uma mini-hídrica, nomeadamente, o canal de adução e o conjunto turbina-gerador. O estudo da arte foi realizado para dois pequenos moinhos, situados na ribeira dos Bispos, no concelho da Povoação, após a impossibilidade de aproveitamento na ribeira do Purgar, devido à falta de dados sobre o caudal e à inexistência de zonas com queda de água significativa. Analisou-se as características do local (queda), do recurso hídrico (caudal) e infraestruturas existentes, permitindo a escolha da turbina, a verificação do canal de adução, estimar a potência nominal a instalar e a energia produzida em ano médio. Por último, foi feito um estudo de viabilidade considerando a valorização patrimonial a par do aluguer dos moinhos para turismo rural.