Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre. (Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DCEA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by advisor "Dentinho, Tomaz Lopes Cavalheiro Ponce"
Publication . Nepomuceno, Daniel Carvalho; Dentinho, Tomaz Lopes Cavalheiro Ponce
Existe escassez hídrica nas principais cidades do Estado de São Paulo nos últimos anos, resultado não só de causas naturais, mas também de um uso do solo que não permite a captação e armazenamento dos recursos hídricos mobilizáveis pelas cidades.
Este trabalho pretende evidenciar, retratar e analisar a dinâmica de ocupação do solo frente a problemática da água na cidade de Campinas (Brasil), que é agravada pela ocupação urbana e especulação imobiliária elitizada de zonas periféricas, destinadas à proteção de recursos hídricos, como a APA Campinas. Para entender estes conflitos formula-se e calibra-se um modelo de interação espacial com uso do solo, atratividades e atritos, e simulam-se os efeitos para a área de Campinas.
Os resultados indicam que o processo contemporâneo de expansão urbana do município de Campinas apresenta-se como um fenômeno emblemático e insustentável. Ao expandir de forma semi-desordenada para áreas periféricas e de fragilidade hídrica contribui para segregação socioespacial, desestimula uma economia local centralizada, prejudica a gestão urbana, aumenta a área impermeável, degrada a Área de Proteção Ambiental e, consequentemente, agrava o cenário hídrico.