Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3702
Título: Praxe no Ensino Superior : um estudo comparativo entre instituições
Autor: Botelho, Susana P.
Mendes, Maria
Caldeira, Suzana Nunes
Silva, Osvaldo
Martins, Maria J.
Carvalho, Célia
Palavras-chave: Grupo e Processos Interpessoais
Mediação e Resolução de Conflitos
Motivação e Emoção
Data: Set-2015
Editora: Revista Gallego-Portuguesa de Psicología y Educación
Citação: Botelho, S., Mendes, M., Caldeira, S. N., Silva, O., Martins, M. J. D & Barreto Carvalho, C. (2015). "Praxe no ensino superior: um estudo comparativo entre instituições". In Libro de Resúmenes del XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagogia, Corunha: Revista Gallego-Portuguesa de Psicología y Educación, 2-4 de setembro, 168-169.
Resumo: A praxe académica é um acontecimento iniciático que envolve estudantes veteranos e calouros. Este evento traduz-se numa prática académica simbólica que, aparentemente, tem como intuito auxiliar a integração do recém-chegado no meio académico, ajudando-o na sua adaptação. Porém, em Portugal, episódios violentos, humilhantes e com consequências graves têm sido reportados, sobretudo nestes últimos anos, reacendendo o debate sobre a praxe e o seu papel no âmbito da comunidade estudantil. Diante desta controvérsia, o atual estudo visa compreender o modo como estudantes de duas instituições de ensino superior português percepcionam a sua relação com a praxe académica. [...].
ABSTRACT: The academicals hazing is an initiation event that involves veterans and freshmen. This translates itself in a symbolic hazing with apparent aim to welcome newcomers and to facilitate their integration in university world. However, in Portugal, humiliating and violent episodes with serious consequences were reported, in particular during the past years. This reactivated the debate on this practice and its role in the student community. Whereas discussion, the present study aims to understand how students from two institutions of Portuguese higher education perceive their relationship with hazing. […].
Descrição: Trabalho apresentado em XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Área 2 Conflictos y mediación escolar. Universidad da Coruña, 2 de Setembro de 2015.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3702
ISSN: 1138-1663
Aparece nas colecções:CICS/A - Comunicações a Conferências / ConferenceItem
DPSI - Comunicações a Conferências / ConferenceItem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
3. Libro de resumenes.pdf_page_168_169.pdfAbstract40,81 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.