Publication
Experiências na construção e gestão de materiais pedagógicos inspirados no Método de Singapura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
dc.contributor.author | Abreu, João Cristiano Figueira | |
dc.contributor.author | Dinis, Raquel José de Jesus Vigário | |
dc.contributor.author | Teixeira, Ricardo Cunha | |
dc.date.accessioned | 2019-01-10T10:56:04Z | |
dc.date.available | 2019-01-10T10:56:04Z | |
dc.date.issued | 2018-12-23 | |
dc.description.abstract | A adequada utilização de recursos didáticos ou materiais pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem tem associado um vasto conjunto de vantagens fundamentais para a formação integral das crianças/alunos, contribuindo para a qualidade educativa. Os pressupostos científico-pedagógicos subjacentes ao modelo curricular do ensino da Matemática em Singapura, que serviu de inspiração ao trabalho apresentado neste artigo, evidenciam a importância de, desde os primeiros anos, o ensino da matemática requerer grande intencionalidade, contextualização e integração de práticas. Neste cenário, impõem-se a necessidade de haver um extremo cuidado científico e didático na elaboração e implementação de quaisquer materiais pedagógicos que se pretendam adequados. Neste artigo, apresentamos e analisamos o potencial científico-pedagógico evidenciado por um conjunto de materiais que estruturaram experiências de aprendizagem desenvolvidas no decorrer de Estágios Pedagógicos no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade dos Açores. Assim, a partir da abordagem aos pressupostos científico-pedagógicos enunciados em literatura da especialidade e com base na nossa experiência, refletimos sobre boas práticas nos processos de conceção e gestão de materiais didáticos visando, intencionalmente, a promoção de aprendizagens integradas e significativas no ensino da Matemática nos primeiros anos. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Abreu, João; Dinis, Raquel; Teixeira, Ricardo C. (2018). "Experiências na construção e gestão de materiais pedagógicos inspirados no Método de Singapura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico", «Jornal das Primeiras Matemáticas», 11, 65-106. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/4943 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática Elementar | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://jpm.ludus-opuscula.org/Home/ArticleDetails/1208 | pt_PT |
dc.subject | Ensino da Matemática | pt_PT |
dc.subject | Método de Singapura | pt_PT |
dc.subject | Materiais Pedagógicos | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico (1º Ciclo) | pt_PT |
dc.title | Experiências na construção e gestão de materiais pedagógicos inspirados no Método de Singapura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 106 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 65 | pt_PT |
oaire.citation.title | Jornal das Primeiras Matemáticas | pt_PT |
oaire.citation.volume | 11 | pt_PT |
person.familyName | Emanuel Cunha Teixeira | |
person.givenName | Ricardo | |
person.identifier.ciencia-id | 7017-436A-3CFF | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 879c0b4d-b4cd-4c83-b7b3-149f212a0a6c | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 879c0b4d-b4cd-4c83-b7b3-149f212a0a6c |