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Authors
Abstract(s)
"[...] Qualquer estudo que vise explicar a natureza do trabalho deve ter sempre presente que o que é importante não é chegar à realidade do mesmo, mas entender o modo como o vêem aqueles que nele estão envolvidos. Deste modo, o que conta são os processos interpretativos e de relações sociais que o sustêm. O trabalho ocupa uma proporção substancial da vida da maior parte das pessoas e tende a ser visto como um símbolo de valor individual, constituindo-se como fonte de prestígio, de recompensa económica ou meio de realização do auto-potencial. Mas o trabalho também pode ser, e tem-no sido ao longo da história do Homem, identificado como um castigo. Coloca-se assim a questão de se saber até que ponto é que as pessoas estão satisfeitas com o seu trabalho, e então retiram dele o prestígio, a recompensa económica, a auto-realização, ou, pelo contrário, o mesmo se torna um sacrifício que é preciso enfrentar todos os dias para fazer face à necessidade suprema da subsistência. E se cada uma destas situações é possível, a questão então passa a ser: em que nível de satisfação se encontram os trabalhadores do sector hoteleiro - hotéis de 3 e 4 estrelas, na ilha de São Miguel? E respondida esta questão, de que modo é que isso afecta as organizações? E será indiferente para o desempenho das mesmas a forma como os seus trabalhadores encaram o trabalho que nelas realizam? Estas são as questões principais a que se pretende dar resposta com o presente estudo. [...]"
Description
Dissertação de Mestrado em Gestão Estratégica e Desenvolvimento do Turismo
Keywords
Satisfação no Trabalho Sector Hoteleiro Turismo Ilha de São Miguel Accommodation Sector Job Satisfaction Tourism São Miguel Island Azores