Repository logo
 
Publication

Ancoragem: um programa de psicoeducação para familiares de doentes com esquizofrenia

dc.contributor.authorCabral, Joana Moura
dc.contributor.authorda Motta, Carolina
dc.contributor.authorCarvalho, CƩlia
dc.contributor.authorCaldeira, Suzana Nunes
dc.date.accessioned2016-03-28T15:58:23Z
dc.date.available2016-03-28T15:58:23Z
dc.date.issued2015-09
dc.descriptionTrabalho apresentado em XIII Congreso Internacional Galego-PortuguƩs de Psicopedagoxƭa, Ɓrea 5 Familia, Escuela y Comunidad. Universidad da CoruƱa, 2 de Setembro de 2015.pt_PT
dc.description.abstractA Psicoeducação é uma abordagem educativa, que tem vindo a ganhar relevo pelo impacto positivo que exerce no processo de recuperação de determinadas doenças. A Psicoeducação visa ajudar os doentes e/ou seus familiares a aprender os principais aspetos sobre uma doença; esclarecer dúvidas e desmistificar crenças sobre a psicopatologia; adquirir ferramentas adequadas para lidar diariamente com as articularidades do problema de saúde; minimizar o stress familiar provocado pela doença; prestar apoio social, bem como, promover o envolvimento ativo do doente e da família nos cuidados de saúde. Esta é uma abordagem baseada em métodos experimentais e científicos, e caracteriza-se por ser estruturada, diretiva, limitada no tempo, focada no presente e no desenvolvimento de capacidades que permitam uma melhor gestão da doença. [...].pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Psychoeducation is an educational approach that has gained relevance due to the positive impact on the recovery process of certain illnesses. This approach helps patients and their relatives to learn the main features of a disease, to clarify doubts and demystify the beliefs about psychopathology, to acquire adequate tools to cope daily with problems related to their specific illness, minimize family stress caused by the illness, and to provide social support and the active engagement of patients and relatives in health care. Based on experimental and scientific methods, psychoeducation is characterized for being structured, directive, limited in time, present-focused, and focused on the development of management skills to better cope with the illness. […].en
dc.identifier.citationCabral, J., da Motta, C., Barreto Carvalho, C. & Caldeira, S. N. (2015). "Ancoragem: um programa de psicoeducação para familiares de doentes com esquizofrenia". In Libro de Resúmenes del XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagogia, Corunha: Revista Gallego-Portuguesa de Psicología y Educación, 2-4 de setembro, 274-276.pt_PT
dc.identifier.issn1138-1663
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/3704
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherRevista Gallego-Portuguesa de Psicología y Educaciónpt_PT
dc.subjectEducação para a Saúdept_PT
dc.subjectFamĆ­liapt_PT
dc.subjectProgramapt_PT
dc.titleAncoragem: um programa de psicoeducação para familiares de doentes com esquizofreniapt_PT
dc.title.alternativeAncoragem: a psychoeducational program for relatives of patients with schizophreniaen
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCorunha, Espanhapt_PT
oaire.citation.endPage276pt_PT
oaire.citation.startPage274pt_PT
oaire.citation.titleXIII Congreso Internacional Galego-PortuguƩs de Psicopedagogia.pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
3. Libro de resumenes.pdf_page_274_276.pdf
Size:
43.13 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Abstract
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: