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As Questões de Género no Sistema Educativo: em busca de uma Cidadania Inclusiva

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Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio, intitulado As Questões de Género no Sistema Educativo: em busca de uma Cidadania Inclusiva, tem como objetivo descrever, analisar e refletir, de forma crítica, todo o trabalho que foi desenvolvido na unidade curricular Estágio em Ensino da História, que integra o plano de estudos do Mestrado em Ensino da História do 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Universidade dos Açores. O ponto de partida foi a introdução das vivências femininas nos currículos de História que, em nosso entender, não pode ser vista como informação acessória ou complementar. Destacar e falar sobre os feitos atingidos pelas mulheres irá contribuir para o desenvolvimento de uma consciência autónoma, reflexiva e facilitadora da Cidadania Inclusiva. A escola, como espaço socializador de excelência, tem a responsabilidade de ajudar os alunos nos processos de desconstrução de estereótipos de género e na educação pela tolerância e empatia. Optando por uma metodologia qualitativa/interpretativa, o presente trabalho partiu da leitura e análise de documentos fundamentais para a compreensão do surgimento da “História das Mulheres” e da “História de Género”, com o fim de compreender como os seus conteúdos estão no Sistema Educativo nacional. Durante o Estágio também se procurou entender que perceções os alunos possuíam sobre tais problemáticas e desenvolver uma ação educativa que fosse ao encontro da valorização da “Mulher” na História e à promoção da igualdade de género. Para o efeito, foram utilizados como instrumentos de recolha de dados o diário de bordo, a observação naturalista e a aplicação de questionários. Neste Relatório, conclui-se que os currículos nacionais de História possuem espaço para que as referências às mulheres sejam realizadas de forma explícita. A sua introdução irá potenciar a compreensão dos discentes do mundo em que vivem, promovendo o desenvolvimento de um espírito crítico e proativo no que concerne às problemáticas femininas.
ABSTRACT: This Internship Report, entitled Gender Issues in the Education System: in search of an Inclusive Citizenship, aims to describe, analyze and critically reflect on the work that was developed in the Pedagogical Internship that is part of the study plan of the Master’s Degree in History Education of the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, of the University of Azores. The starting point was the introduction of women’s experiences in History curricula which, in our opinion, cannot be seen as accessory or complementary information. Highlighting and talking about the achievement of women will contribute to the development of an Inclusive Citizenship. Citizenship the must be based on a sense of co-responsibility as Adela Cortina defended. The school as a socializing space of excellence has the responsibility to help students in the processes of deconstructing gender stereotypes, in teaching through tolerance and empathy. Opting for a qualitative/interpretative methodology, the present work started from the reading and analysis of fundamental documents for the understanding of the emergence of “Women’s History” and “Gender History”, in order to understand how its contents are in the national Education System. During the Internship, it was also sought to understand what perception the students had about such problems and to develop an education action that would meet the appreciation of “Women” in History and the promotion of gender equality. For this purpose, the logbook, naturalistic observation and the application of questionnaires were used as data collection instruments. In this Report, it is concluded that the national curricula of History have room for references to women to be made explicitly. Its introduction will enhance students understanding of the world in which they live, promoting the development of a critical and proactive spirit with regard to women’s issues.

Description

Dissertação de Mestrado, Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 13 de outubro de 2025, Universidade dos Açores.

Keywords

Feminismo Género Educação Ensino da História Cidadania Inclusiva

Pedagogical Context

Citation

RIBEIRA, Renata Filipa Moniz da. (2025). "As Questões de Género no Sistema Educativo: em busca de uma Cidadania Inclusiva". Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2025. 313 p. Dissertação de Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/8746

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