Tavares, MartaCabral, FilipaReis, CatarinaMartins, CátiaVieira, MariaCaldeira, Suzana Nunes2017-10-062017-10-062016Tavares, M., Cabral, F. B., Reis, C., Martins, C., Vieira, M., & Caldeira, S. N. (2016). "Trilhando o desenvolvimento de crianças e adolescentes". In Livro de Resumos do I Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente, (pp. 34-35). Universidade dos Açores, Ponta Delgada: 21-22 de outubro de 2016.http://hdl.handle.net/10400.3/4436Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente. Universidade dos Açores, Ponta Delgada: 21-22 de outubro de 2016.Atualmente, nos Açores assiste-se a um desinvestimento das crianças e dos adolescentes face à escola, refletindo-se este no insucesso escolar (Direção Regional da Educação, 2015). O insucesso escolar corresponde a uma das principais problemáticas relacionadas com o sistema educativo, podendo ser traduzido através das reprovações escolares e do absentismo escolar (Bisinoto, Marinho & Almeida, 2010). No arquipélago dos Açores, as taxas de retenção, abandono e insucesso são as mais elevadas do país (Conselho Nacional da Educação, 2014). No ano letivo 2012/2013 um em cada cinco alunos não aprovou no 4º ano do ensino básico; a retenção no 2.º ciclo foi de 17%; e no terceiro ciclo e ensino secundário um em cada quatro alunos ficou retido (Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, 2014). Em 2014 a taxa de abandono precoce foi de 32,8%, revelando estes números a dimensão do flagelo do insucesso escolar na região (Direção Regional da Educação, 2015). A fim de combater o insucesso o Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar - ProSucesso 2014 - contempla a eventualidade de apoio de outras instituições e organizações para a implementação de projetos-piloto, com vista à minimização do sucesso escolar (Direção Regional da Educação, 2015). Para este efeito, através da literatura, verifica-se que o desenvolvimento vocacional em crianças e jovens contribui para a construção de trajetos de vida com significado, atuando como fator de proteção para o sucesso escolar (Taveira, 1998). Assim, alunos com acompanhamento vocacional estão mais cientes das suas capacidades e interesses, situação que proporciona um melhor autoconhecimento e a tomadas de decisão conscientes (Savickas, 2001). Neste enquadramento, o Gabinete de Psicologia Escolar Orientação e Supervisão (GaPEOS) tem vindo a organizar e realizar atividades de tempos livres para crianças e adolescentes que privilegiam os princípios da orientação vocacional. Destas atividades destacam-se os programas Kid’s à Descoberta e Descoberta Jovem, sendo o primeiro destinado a crianças dos 6 aos 10 anos e o segundo a adolescentes a partir dos 14 anos. Estes programas desenvolvidos durante o período das férias escolares, têm a duração de 5 dias. Ao longo da semana, são dinamizadas diversas atividades, através das quais os participantes trabalham o autoconhecimento e a exploração de oportunidades, interesses e capacidades. Os resultados alcançados até ao momento são satisfatórios, sendo estes obtidos através da aplicação de questionários de confiança e de satisfação das atividades implementadas aos participantes. As crianças indicaram ter explorado as suas capacidades e interesses, desenvolvendo o seu autoconhecimento. Os adolescentes disseram ter efetuado um processo de autodescoberta que os auxiliou a reconhecerem os seus interesses e capacidades, alargando os seus conhecimentos acerca das oportunidades disponíveis. Em suma, a participação de crianças e jovens em experiências ligadas à orientação vocacional é uma mais-valia, visto favorecer escolhas e decisões mais conscientes. Segundo a literatura, atividades que privilegiam a autodescoberta poderão auxiliar o sucesso escolar e a construção de projetos de vida bem-sucedidos (Taveira,1998). Dados os benefícios de programas desta natureza, espera-se que o Kid’s à Descoberta e o Descoberta Jovem possam ser futuros projetos-piloto desenvolvidos no âmbito do ProSucesso.porAdolescenteDesenvolvimento VocacionalOrientação VocacionalCriançaSucesso EscolarAçoresTrilhando o desenvolvimento de crianças e adolescentesconference object