Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaFialho, Adolfo Fernando da FonteMoura, Sandra Couto2017-09-072017-09-072017-07-29Fialho, A., Teixeira, R. C. & Moura, S. C. (2017). O lúdico na superação de dificuldades: a matemática e a expressão plástica em conexão na educação pré-escolar, "Jornal das Primeiras Matemáticas", 8, 95-106.http://hdl.handle.net/10400.3/4358Neste artigo, apresentam-se algumas sugestões de jogos/atividades lúdicas a implementar na superação de dificuldades relativas ao despertar do sentido de número na Educação Pré-Escolar. Os jogos e atividades lúdicas em causa foram desenvolvidos em contexto de estágio, neste nível de ensino, explorando um cenário de múltiplas conexões entre a Expressão Plástica e a Matemática e considerando uma das principais teorias edificadoras do Método de Singapura: a abordagem concreto-pictórico-abstrato. O presente texto foi adaptado de um dos capítulos do Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores, intitulado "O jogo na superação de dificuldades na Matemática e na Expressão Plástica: Uma reflexão no âmbito da prática de estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico".porConexões MatemáticasSentido de NúmeroSuperação de DificuldadesEducação Pré-escolarO lúdico na superação de dificuldades : a matemática e a expressão plástica em conexão na educação pré-escolarjournal article