Serpa, Margarida DamiãoCaldeira, Suzana NunesGomes, CarlosSousa, ÁureaSilva, Osvaldo2016-04-292016-04-292009-09Serpa, M., Caldeira, S. N., Gomes, C., Sousa, A., & Silva, O. (2009). "Estudo preliminar de Escalas de Avaliação do Funcionamento do Aluno". In Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. ISBN 978-972-8746-71-1. Braga: CIEd, 9 a 11 de setembro: 3782-3794.978-972-8746-71-1http://hdl.handle.net/10400.3/3741X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, realizado nos dias 9, 10 e 11 de Setembro de 2009, na Universidade do Minho (Campus de Gualtar).Neste trabalho apresentam-se procedimentos de construção de duas Escalas de avaliação do funcionamento do aluno, uma incidindo no domínio Académico e outra no Pró-Académico. Estas Escalas estão pensadas para serem usadas, em primeira instância, por professores e o seu conteúdo incide tanto ao nível dos interesses e potencialidades do aluno como das suas preocupações ou dificuldades. Caracterizam-se por uma composição multidimensional, procurando traduzir a diversidade de áreas dos programas de ensino, por um lado, e contemplando um conjunto de variáveis do domínio sócio cognitivo que têm evidenciado relação com a educação escolar, por outro. Assim, em primeiro lugar, procede-se a uma breve descrição das dimensões que definem a Escala Académica (EA) e a Escala Pró-Académica (EPA). Em seguida, dão-se a conhecer os resultados estatísticos alcançados, decorrentes da conjugação dos primeiros dados numéricos produzidos com elementos do domínio conceptual, com vista a fortalecer a consistência interna das dimensões estudadas e a reduzir o número de itens por Escala.porAvaliação EscolarEscala de AvaliaçãoEducação EscolarEstudo preliminar de escalas de avaliação do funcionamento do alunoconference object