Silva, Osvaldo2025-11-242025-11-242025-06-26SILVA, Osvaldo. (2025). Ser Professor universitário na era digital e da inteligência artificial. «Correio dos Açores: matemática», 26 junho de 2025, p. 15.http://hdl.handle.net/10400.3/8739Vivemos numa era marcada por avanços tecnológicos vertiginosos, que transformam continuamente a forma como as novas gerações se relacionam entre si e com a sociedade. Tudo parece estar a apenas um clique de distância, e temos a sensação de que podemos saber tudo o que desejamos em questão de segundos. O mundo assemelha-se a uma aldeia global, onde estamos a par de tudo e quase nada parece surpreender-nos. O acesso à informação tornou-se instantâneo, rápido e desprovido de esforço, o que alimenta a crença de que controlamos e moldamos o mundo conforme os nossos próprios caprichos. Esse "bichinho digital" está especialmente enraizado entre os mais jovens, e a pandemia de Covid-19 contribuiu significativamente para a propagação e intensificação dessa verdadeira overdose tecnológica. A dependência dos meios digitais é profunda, e os jovens estão hiperconectados ao seu “próprio mundo”, tornando-se extremamente difícil encontrar eventos ou atividades que consigam captar a sua atenção fora desse contexto. As transformações trazidas pela era digital e pela inteligência artificial já afetam, em larga escala, os estudantes que ingressaram no ensino superior nos últimos dois anos. Constata-se que esses alunos facilmente perdem a atenção e o foco durante as aulas, deixando os professores surpreendidos e, por vezes, alarmados com a aparente falta de interesse e de envolvimento nas aprendizagens. O professor interroga-se e questiona o seu papel perante essa mudança brusca, que ocorre de forma vertiginosa, independentemente do tema em discussão na sala de aula. A curiosidade e o espanto, outrora característicos do estudante no processo de descoberta do conhecimento, deram lugar a uma atitude de indiferença. Parece que nada os surpreende: sentem-se familiarizados com todos os assuntos, como se já tivessem ouvido falar de tudo e dominassem tudo.porSer Professor universitário na era digital e da inteligência artificialjournal article