Palos, Ana CristinaSilva, OsvaldoDiogo, Fernando2017-05-292017-05-292016Palos, Ana Cristina; Silva, Osvaldo; Diogo, Fernando (2016). "Jovens em incerteza: percursos profissionais e perfis de escolarização". In Mariana Gaio Alves… [et al.] (eds.), I.ª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação «A educação na europa do sul. Constrangimentos e desafios em tempos incertos», Lisboa: FSCH-UNL, pp. 741-760.978-989-678-412-6http://hdl.handle.net/10400.3/4188Iª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 9 a 11 de Julho de 2015.Quando analisamos os processos de escolarização na Região Autónoma dos Açores, na última década, salienta-se o significativo aumento da procura de ensino, por parte das gerações mais jovens, e a progressiva feminização da frequência do ensino pós-obrigatório, ainda que, no contexto do país, os Açores apresentem níveis de escolarização mais baixos no ensino secundário e no ensino superior. Salienta-se, ainda, uma desigual distribuição das possibilidades de sucesso escolar, desenhada em função dos recursos culturais e económicos familiares (Palos, 2008) e uma das mais elevadas taxas de abandono escolar precoce, particularmente expressiva entre os homens (Observatório das Desigualdades). Concomitantemente, a situação de crise económica e financeira que o país atravessa tem provocado que, também em território insular, o desemprego se intensifique, em especial o juvenil. A região sempre conheceu níveis de desemprego relativamente mais baixos do que os observados para o país, mas, a partir de 2008, instalou-se um ciclo de crescimento deste indicador que tem atingido os jovens de forma particularmente intensiva (Paios, 2014). Ainda que as metamorfoses verificadas no mundo do trabalho estejam a consolidar processos de inserção profissional que tendencialmente se configuram como uma "instalação no provisório como regime de existência" (Castel, 1998, p 422), a retórica que atravessa as atuais políticas educativas continua a sobrevalorizar a dimensão instrumental da escolarização e a pressupor que o problema do emprego é um problema de desadequação das qualificações escolares às necessidades do mundo do trabalho. Tendo por base este cenário, pretendemos refletir nesta comunicação em que medida é que os percursos profissionais dos jovens açorianos se configuram de forma diferenciada em função dos seus perfis de escolarização.porJuventudeSociologia da JuventudeEscolarizaçãoEducaçãoSociologia da EducaçãoJovens em incerteza : percursos profissionais e perfis de escolarizaçãoconference object