Caldeira, Suzana NunesSilva, OsvaldoMendes, MariaBotelho, Susana P.Martins, Maria J.Carvalho, Célia2017-01-112017-01-112015-06Caldeira, Suzana N.; Silva, Osvaldo; Mendes, Maria; Botelho, S. P.; Martins, M. D. J.; Carvalho, Célia B. (2015). "Olhares femininos sobre a praxe académica", Trabalho apresentado em Congresso Internacional A Vez e a Voz das Mulheres Migrantes em Portugal e na Diáspora: Mobilidades, Tempos e Espaços. In VII Congresso Internacional A Vez e a Voz das Mulheres Migrantes em Portugal e na Diáspora: Mobilidades, Tempos e Espaços: Porto, 11 a 13 de junho de 2015.http://hdl.handle.net/10400.3/3957VII Congresso Internacional A Vez e a Voz das Mulheres Migrantes em Portugal e na Diáspora: Mobilidades, Tempos e Espaços. Porto, 11 a 13 de junho de 2015 (Comunicação).A praxe académica tem estado sob a mira dos gestores das instituições de ensino superior, sendo apontada como causadora de danos severos na vida do estudante recém-chegado. A investigação apresenta dados controversos. Por um lado, dá a conhecer casos em que veteranos e caloiros afirmam as atividades da praxe promotoras da integração dos recém-chegados e da convivência entre estudantes. Por outro lado, dá a conhecer casos que corroboraram a ideia de práticas deliberadas do exercício da desigualdade de poderes. Esta última perspetiva surge mais entre o sexo feminino, situação que assume particular acuidade numa sociedade onde a violência de género ainda é um fenómeno marcante. O presente estudo visa contribuir para a compreensão desses acontecimentos iniciáticos na ótica de género. Comparam-se perceções sobre a relação com a praxe em estudantes do sexo masculino e feminino de uma instituição de ensino superior português. Participaram no estudo 247 estudantes, 91 do sexo masculino e 156 do sexo feminino, a frequentar o 1º Ciclo de Estudos. Os dados foram recolhidos através da escala de “Avaliação das situações de Bullying nas Praxes do Ensino Superior”, composta por 15 itens organizados em três dimensões: Relação Positiva com a Praxe, Relação Negativa com a Praxe e Dimensão Social. Os resultados obtidos com recurso a um conjunto de técnicas estatísticas apropriadas informam que na escala global existem diferenças significativas (U=4683.50; p=0.042< α=0.05) entre rapazes (mm=120.57) e raparigas (mf=102.69), com os rapazes a evidenciarem melhor relação com a praxe. Na análise por dimensões este dado é robustecido, pois os rapazes apresentam resultados significativamente mais elevados do que as raparigas na Relação Positiva com a Praxe (mm=126.88; mf=98.35; U= 4060; p=0.001 < α=0.05). Nas outras duas dimensões as diferenças observadas não têm significância estatística. Estes resultados parecem chamar a atenção para a importância do acolhimento, integração e socialização das estudantes, cuja tonalidade ainda aparece como menos positiva.porPráticas de SocializaçãoPraxe AcadémicaViolência de GéneroOlhares femininos sobre a praxe académicaconference object