Luz, José Luís Brandão da2012-06-042012-06-042003«A Filosofia e o ensino na universidade», em "Arquipélago, Revista da Universidade dos Açores, Série Ciências da Educação", 4 (2003), pp. 71-90.0873-8165http://hdl.handle.net/10400.3/1379Comunicação apresentada nas I Jornadas Universitárias de Filosofia, realizadas na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 25 e 26 de Fevereiro de 1999.O ensino da filosofia na universidade assume a partir de Kant destaque especial pela clarividência que poderá irradiar nas outras áreas do saber. A convivência privilegiada com o conhecimento da verdade seria penhor da autonomia de toda a universidade, que deveria conformar-se com as exigências racionais da verdade que a filosofia seria capaz de descobrir. A crescente especialização da ciência e a sua ligação à técnica, em associação com o fenómeno de mundialização, que nos confronta com surpreendentes mundividências, não só arruinaram a pretensão de exemplaridade que a filosofia pensava assegurar, como obrigaram a repensar o seu lugar na universidade para responder aos apelos irrecusáveis que as exigências da verdade e as solicitações sociais nos dirigem.ABSTRACT: After Kant, the teachings of philosophy at the university undertake a special relevance due to the clear-sightedness that it may irradiate in other areas of knowledge. The privileged familiarity that it kept with the knowledge of truth would be a token of the autonomy of all the university, that conformed itself with the rational demands of truth that philosophy would be capable of discovering. The increased specialization of science and its connection with technical knowledge, in association with the globalization process, that confronts us with startling world experiences, ruined the aim of edification that philosophy intended to ensure. The role of philosophy at the university will save to be reformulated, in order to respond to the irrecusably appeals concerning the truth and social demands that call upon us.porBill ReadingsDerridaHabermasKantKarl JaspersNewmanExemplaridadeSaberVerdadeA Filosofia e o Ensino na Universidadejournal article