Caldeira, Suzana NunesSousa, Áurea2017-04-242017-04-242016-12Caldeira, S. & Sousa, A. (2016). "Satisfação com a vida e envolvimento académico no ensino superior". In Feliciano H. Veiga (coord.), Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico), (pp. 893-906). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN 978-989-8753-35-9.978-989-8753-35-9http://hdl.handle.net/10400.3/4113II Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico)". Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 11, 12 e 13 de Julho de 2016.ENQUADRAMENTO CONCEPTUAL: No ensino não superior, sentimentos de bem-estar, de integração e de compromisso pressupõem resultados académicos e comportamentais mais enriquecidos, consequência das relações positivas entre o aluno e a instituição escolar. Neste trabalho, procura-se perceber se o mesmo tipo de situação tende a ocorrer no ensino superior. OBJETIVOS: Averiguar eventuais associações entre: satisfação com a vida e envolvimento dos estudante do ensino superior. Paralelamente, estuda-se a relação entre cada uma destas varáveis e o rendimento académico dos estudantes. METODOLOGIA: A amostra é constituída por 253 estudantes da Universdade dos Açores (95 do género masculino e 158 do feminino), inscritos em cursos de diferentes áreas científicas. Os dados foram recolhidos através de um questionário sociodemográfico, da Escala Abreviada de Satisfação com a Vida dos Estudantes (EASVE) e da Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola (EAE-E4D), e tratados através de métodos estatísticos (do univariado ao multivariado). RESULTADOS: Foram encontradas, na amostra, correlações positivas baixas entre a pontuação obtida na EASVE e as pontuações obtidas na EAE-E4D e nas suas subescalas. Foram também encontradas correlações positivas baixas entre o rendimento académico dos estudantes e as pontuações obtidas na EAE-E4D; e nas quatro dimensões da EAE-E4D. A análise de correspondências Múltiplas (ACM) fez ressaltar três perfis: estudantes com um menor envolvimento académico, pontuações mais baixas nas dimensões Agenciativa e Cognitiva da EAE-E4D, pontuações médias na dimensão Afetiva da EAE-E4D e na EASVE e resultados académicos "Fracos/Médios"; estudantes com um alto envolvimento académico, pontuações mais elevadas nas dimensões Agenciativa, Afetiva e Cognitiva da EAE-E4D e na EASVE e rendimento académico "bom"; estudantes com pontuações baixas na EASVE e na dimensão Afetiva da EAE-E4D. CONCLUSÃO: Os resultados do estudo evidenciam associações entre a satisfação com a vida, o envolvimento dos estudantes e o rendimento académico.porSatisfação com a VidaEnvolvimento AcadémicoRendimento AcadémicoAnálise de DadosSatisfação com a vida e envolvimento académico no ensino superiorSatisfaction with life and student engagement in higher educationjournal article