Mendes, Armando B.Cardoso, Margarida G.M.S.2013-07-242013-07-242001Cardoso, Margarida G.M.S.; Mendes, Armando B. (2001). "Segmentação de clientes de lojas de pequena dimensão", comunicação apresentada no 9º Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estatística, Universidade dos Açores: Ponta Delgada, Novembro de 2001.http://hdl.handle.net/10400.3/21599º Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estatística. Universidade dos Açores, Ponta Delgada, Novembro de 2001.Publicado também com o título "Segmenting clients from small supermarkets" em Carvalho, Lucília; Brilhante, Fátima and Rosado, Fernando (Eds.) «Novos Rumos em Estatística», Actas do 9º Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estatística, Ponta Delgada: SPE, 157-170, ISBN: 972-98619-4-3.Neste trabalho apresentam-se resultados da segmentação de clientes de uma cadeia de retalho. A análise é baseada numa amostra de mais de 3500 respondentes a um inquérito. Para agrupar os indivíduos é estimado um modelo de segmentos latentes. A estimação tem como objectivo maximizar a função de probabilidade a posteriori e integra diversos algoritmos (implementados no software Latent Gold) usados em etapas sucessivas de um processo iterativo de estimação. Os segmentos de clientes distribuem-se de modo diverso em quatro tipos de lojas que se determinam. A tipificação das lojas, usando um método hierárquico de agrupamento, atende a apreciações qualitativas de especialistas.ABSTRACT: In this work we present results for a retail network client segmentation. The analysis is based on a sample of more than 3500 inquiry respondents. To cluster the individuals a model of latent segmentation is estimated. The objective of the estimate is to maximize the function of a posteriori probability and it integrates several algorithms (implemented in the software Latent Gold) used in successive stages of an iterative estimate process. The client segments have different distributions in four clusters of stores that are determined. The store clustering uses a hierarchical method, and was assisted by specialists' qualitative appreciations.porSegmentaçãoModelos de Segmentos LatentesProcessos Hierárquicos de AgrupamentoSegmentação de clientes de lojas de pequena dimensão.conference object2013-07-19