Tiago, Maria Teresa BorgesRita, Simone de Sá Amaral2022-07-092022-07-092022-04-22Rita, Simone de Sá Amaral (2022). "Restauração na hotelaria rural e urbana: projeções e perceções", 40 p.. Mestrado em Filosofia Gestão de Empresas (MBA). Ponta Delgada: Universidade dos Açores. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/6354>http://hdl.handle.net/10400.3/6354Dissertação de Mestrado, Gestão de Empresas (MBA), 22 de abril de 2022, Universidade dos Açores.Turismo e hotelaria, bem como restauração, apresentaram um significativo crescimento até 2020. Deste este ano até ao presente, as fases passaram da resiliência ao início, sendo necessário a mudança dos sistemas. Com a mais recente pandemia Covid-19, a indústria sente-se obrigada a rever as suas produções e vendas, com os impactos que este vírus proporciona. Deste modo, o objetivo deste projeto é verificar como e de que forma estas alterações afetaram o turismo e, consequentemente, a restauração na hoteleira nos Açores, mais propriamente em São Miguel. Deste modo procurou-se perceber se existe uma diferenciação na imagem de marca, na essência bem como na oferta do serviço a ser prestado por restaurantes situados nos hotéis, tanto a nível rural e urbano. Atendendo a que se pretendia aferir o diferencial entre o rural e urbano, foram escolhidos como caso de estudo dois grupos de hotelaria predominantes nos Açores: Bensaude e Discovery Hotel Management - DHM, mais concretamente as suas unidades rurais - Terra Nostra Garden Hotel e Furnas Boutique Hotel - e as suas unidades citadinas - Hotel Marina Atlântico e Azor Hotel, respetivamente. Para compreender esta realidade de forma mais completa, o trabalho contou com entrevistas aos respetivos responsáveis do departamento da restauração hoteleira e com inquéritos a clientes procuram este tipo de serviços. Como se trata de um estudo feito entre o ano de 2020/2021, foi importante dar enfase à perceção do impacto da pandemia, COVID-19, nesta área de mercado. Em suma, verificou-se que os grupos supracitados se diferenciam significativamente a nível de oferta, essência e imagem de marca. É também de referir que em ambos são predominantes os turistas, embora que com a pandemia os residentes tenham sentido mais necessidade de procurar este tido de serviços. Estes últimos são clientes residentes, com hábitos de frequentar restaurantes e com poder económico mais elevado. As conclusões deste trabalho permitem aferir que ainda existe espaço para uma maior diferenciação da oferta.ABSTRACT: Tourism and hospitality presented an unprecedented growth until 2020. From them-on, it passes from resilience to a reignition phase, changing supply and demand systems. The well-known reality pre-Covid needs to be revisited to understand the present situation and the long-lasting impacts of the pandemic. Therefore, this work aims to understand and check how these changes affected tourism, hospitality, and the foodservice industry. Moreover, getting to know and to see which projections they have at this specific sector, because the main goal is to understand if there’s any difference between Rural and Civic environment as far as brand image, essence and service provided. For this purpose, the Azores, more specifically São Miguel, was chosen as a study field. Two major Azorean hospitality groups - Bensaude and Discovery Hotel Management - DHM - were picked and within two hotels from each one, both rural and city, namely, Terra Nostra Garden Hotel; Hotel Marina Atlântico and Furnas Boutique Hotel; Azor Hotel. Data was gathered using interviews with the general managers, and the online survey addressed hotel-restaurant clients, who use these types of services. Yet, was important to understand the Covid-19 impacts because this work was made during the years 2020 to 2021. The work's outcome establishes that regardless of their close physical location, these two groups couldn’t be more apart since they are significantly different in terms of the service offered, essence, and brand image. Another aspect highlighted by the results is that residents felt the necessity of this type of service, increasing the domestic/local tourism demand. Yet, not everyone can afford it; it's more likely middle/high population class. The outcome of this study allows inferring that there is still space for hotel restaurants to invest in differentiation and tailor-made services based on the uniqueness of their location.engHotelariaRestauraçãoTurismoGastronomyHospitalityTourismRestauração na hotelaria rural e urbana : projeções e perceçõesmaster thesis203024850