Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaLima, Ana MariaSantos, Carlos PereiraVaz, Conceição Lima2017-09-072017-09-072017-07-29Lima, A. M., Santos, C. P., Vaz, C. L., Teixeira, R. C. (2017). A resolução de problemas no 2.º ano de escolaridade: uma sequência de aprendizagem do modelo de barras, "Jornal das Primeiras Matemáticas", 8, 23-82.http://hdl.handle.net/10400.3/4360Neste artigo, apresenta-se uma proposta para uma primeira sequência de trabalho com o modelo de barras, no contexto da resolução de problemas no 2.º ano de escolaridade. Esta sequência de aprendizagem foi implementada pela Equipa de Coordenação do Guia de Apoio à Ação do Docente de Matemática numa turma do 2.º ano de escolaridade pertencente à EBI da Praia da Vitória, Ilha Terceira - Açores. O trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo de 2016/17 inseriu-se no âmbito da oficina Matemática Passo a Passo: Estratégias de Superação de Dificuldades para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores, e do projeto Prof DA do programa ProSucesso - Açores pela Educação, da Secretaria Regional da Educação e Cultura do Governo dos Açores.porResolução de ProblemasModelo de BarrasEnsino Básico (1.º Ciclo)Oficina Matemática Passo a PassoProjeto Prof DAProSucesso (Açores pela Educação)A resolução de problemas no 2.º ano de escolaridade : uma sequência de aprendizagem do modelo de barrasjournal article