Dinis, Raquel José de Jesus VigárioTeixeira, Ricardo Emanuel CunhaCabral, Sofia Raposo2022-04-212022-04-212021-12-06Cabral, Sofia Raposo (2021). "Múltiplas representações no ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico", xv, 241 p.. Mestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ponta Delgada: Universidade dos Açores. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/6258>http://hdl.handle.net/10400.3/6258Mestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 6 de dezembro de 2021, Universidade dos Açores.O presente Relatório de Estágio expõe, de forma fundamentada, o trabalho desenvolvido nos Estágio Pedagógicos I e II, realizados na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. A temática específica selecionada para estudo e aprofundamento centra-se nas múltiplas representações no ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Suportamo-nos nos pressupostos do Método de Singapura para o ensino da Matemática, dando enfâse às perspetivas de Dienes (1970), que realçam a importância crucial das múltiplas representações para o sucesso nas aprendizagens na Matemática. Tendo em conta a bibliografia da especialidade consultada, importa que o docente mobilize nas suas práticas pedagógicas quotidianas um conjunto diversificado de situações, contextos, exemplos, experiências e materiais visando promover junto das crianças/alunos múltiplas representações de um determinado conceito ou procedimento matemático. A promoção dessas múltiplas representações favorece o conhecimento e a compreensão mais aprofundada da Matemática pelas crianças/alunos, estimula a motivação e gosto por esta disciplina, e promove a mobilização de conceitos e procedimentos matemáticos na escola e fora dela. No contexto dos estágios que decorreram nos dois níveis de ensino, foi possível desenvolver um conjunto diversificado de experiências de aprendizagem matemáticas, a partir da exploração de contextos variados e do uso de diferentes materiais, estimulando-se múltiplas representações (Dienes, 1970), estabelecendo-se conexões entre temas matemáticos, com o quotidiano e com outras áreas, com vista ao desenvolvimento de uma compreensão relacional (Skemp, 1989), e promovendo-se uma caminhada faseada ancorada na abordagem CPA (Bruner, 1966). Para uma melhor compreensão desta temática optámos, também, por realizar um pequeno estudo exploratório, recorrendo ao inquérito por questionário e à entrevista, no sentido de conhecer e compreender as perspetivas dos Educadores e Professores sobre o ensino e aprendizagem da Matemática, especificando aspetos referentes às práticas de promoção de múltiplas representações. Os resultados revelam que os docentes estão cientes da importância das múltiplas representações, através do desenvolvimento de várias/diferentes abordagens/estratégias para trabalhar um mesmo tema/conteúdo matemático, e referem como vantagens desta abordagem: melhorar a compreensão pelos alunos, munindo-os de diferentes estratégias; facilitar a memorização/assimilação/apreensão e a consolidação/treino dos conteúdos, a possibilidade de ir ao encontro das diferentes formas de aprendizagem/individualidade das crianças, entre outros aspetos também relevantes. Contudo, cerca de metade dos Educadores e Professores participantes refere sentir constrangimentos de tempo e de falta de materiais para o desenvolvimento destas práticas, enquanto um número semelhante de participantes refere não sentir essas dificuldades por recorrer à construção dos próprios materiais, à utilização de material pessoal e de objetos disponíveis na sala/quotidiano e a oportunidades existentes na comunidade/meio local. Consideramos estes resultados animadores por sugerirem a resiliência de um número significativo de participantes (cerca de metade), face a dificuldades e constrangimentos, sendo que, na globalidade, os inquiridos reconhecem a importância crucial do desenvolvimento de múltiplas representações para a melhoria das aprendizagens das crianças/alunos. A relevância da temática recomenda que se aprofunde o estudo, no sentido de conhecer e compreender melhor a dimensão do investimento intencional, feito pelos docentes, no que respeita ao desenvolvimento de múltiplas representações no ensino da Matemática.ABSTRACT: This probationary report intends to be an informed description of the work developed throughout both Pedagogical Internships, I and I, carried out in Pre-School Education and in 1st Cycle of Basic Education, respectively, as part of the Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education Masters, by the University of the Azores. The selected topic concerns the multiple representations of the teaching and learning of Mathematics in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education. We relied on the assumptions of the Singapore Method for teaching Mathematics, giving special emphasis to Dienes’s insights (1970), which highlight the crucial importance of the multiple representations for the success on learning Mathematics. According to the extended reviewed bibliography, it is important that teachers mobilize in their everyday pedagogical practices a diversified number of situations, contexts, examples, experiences and materials aiming to promote multiple representations of a specific concept or mathematical procedure on the children/students. The development of these multiple representations encourages the knowledge and deeper understanding of Mathematics by children/students, stimulate motivation and enthusiasm for this subject, and promotes the mobilization of mathematical concepts and procedures in and out of school. Throughout the internships, on both levels of teaching, it was possible to develop diversified mathematical learning experiments, by exploring varied contexts and using different materials, stimulating multiple representations (Dienes, 1970), establishing connections between mathematical topics and everyday life, among other areas, aiming to develop a relational understanding (Skemp, 1989), and promoting a phased process based on the CPA approach (Burner, 1966). For a better understanding of this topic, we chose to do a small exploratory study by means of a questionnaire and interview to know and understand both educators and teachers’ perspectives on the teaching and learning of Mathematics, detailing aspects related to the practices for promoting multiple representations. The results show that teachers are aware of the importance of multiple representations, by the development of several/different approaches/strategies to work a same mathematical topic/content and point out as advantages to this approach: improve the students’ understanding, giving them different strategies; enable memory/assimilation/understanding and consolidation/ training of content; address children’s different ways of learning/individuality, among other relevant aspects. However, about half of the participant educators and teachers refer to feel time constraints and lack of materials to develop these practices, while a similar number of participants claims not to feel such difficulties for, they build their own materials and use personal material and the available objects in the classroom/everyday life, as well as the opportunities within the community/local environment. These results are encouraging not only for suggesting the resilience of a significant number of participants (about half), who face difficulties and constraints, but also because almost all of them acknowledge the crucial importance of the development of multiple representations for the improvement of children/students’ learning. The relevance of the topic recommends a deepening of the study to better understand and know the dimension of intentional investment done by teachers in what regards the development of multiple representations in the teaching of Mathematics.porEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1.º Ciclo)Ensino da MatemáticaEstágio PedagógicoMétodo de Singapura1st Cycle of Basic EducationPedagogical InternshipPre-School EducationSingapore MethodTeaching of MathematicsMúltiplas representações no ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básicomaster thesis202815943