Luz, José Luís Brandão da2012-06-152012-06-151990«Piaget e a filosofia moderna do conhecimento», em "Arquipélago, Revista da Universidade dos Açores, Série Filosofia", 1 (1990), pp. 41-72.0871-7672http://hdl.handle.net/10400.3/1420O suporte experimental que a psicologia oferece à epistemologia genética não é suficiente para obscurecer o papel da inspiração filosófica na formulação dos itinerários que ela mesma traçou e percorreu. A problemática relativa à progressiva constituição do conhecimento, a partir das acções do sujeito individual, é um exemplo deste compromisso. Mas, se a sua formulação traduz uma questão que a filosofia transcendental equacionou, a solução proposta por Piaget não deixa, todavia, de transparecer uma certa ambiguidade quando concebe o sujeito do conhecimento em oposição ao próprio sujeito individual, que, simultaneamente, reconhece estar na origem da sua constituição.ABSTRACT: The experimental support offered to genetic epistemology by psychology does not suffice to downgrade the role of philosophical inspiration in the formulation of the very itineraries it has traced and trodden. An example of the necessary compromise between the two refers to the continuous quest for the progressive construction of the subject of knowledge, based upon the actions of the individual subject. However, if such formulation translates a problem which transcendental philosophy has managed to equate, the solution proposed by Piaget presents, nevertheless, a certain ambiguity, since he conceives the subject of knowledge in opposition to the very individual subject while, simultaneously, recognizing the latter to lay at the very roots of the constitutive process of the former.porDescartesHegelKantPiagetAbstracção ReflexivaAcomodaçãoAssimilaçãoDesenvolvimentoEpistemologia GenéticaEquilíbrioEstruturas IntelectuaisInteligênciaOrganismoSujeitoPiaget e a filosofia moderna do conhecimentojournal article