Fontes, Paulo Vitorino2022-10-142022-10-142019-12Fontes, P. V. (2019). A Escola de Frankfurt e os fundamentos da teoria crítica alemã. "International Journal of Philosophy and Social Values”, 2(2), 113-126. DOI: 10.34632/philosophyandsocialvalues.2019.95102184-2787http://hdl.handle.net/10400.3/6402Perceber a originalidade e as ideias fundamentais da Escola de Frankfurt é essencial na tarefa a que nos propomos. Importa interrogar o sentido filosófico, sociológico e político desta realidade intitulada de Escola de Frankfurt. Não esquecendo que a Escola não se esgota nestas categorias, importa salientar a originalidade do projeto de Frankfurt, ao elaborar uma teoria crítica da sociedade que deu origem a um vasto programa de trabalho interdisciplinar, marcando profundamente o curso das ciências sociais não só na vertente marxista, que foi a sua raiz originária, mas também no panorama geral da teoria social e política contemporânea. O nosso objetivo maior passa por revisitar e evidenciar as principais conceções e ideias que conduziram à implementação da teoria crítica alemã e à sua inscrição no programa da filosofia, das ciências sociais, da arte e da estética, e no geral, na corrente do pensamento. Pelo que iremos revisitar esta escola do pensamento social e político, que ainda hoje é capaz de nos inspirar, apoiando a nossa pesquisa em vários autores e autoras que continuam até aos nossos dias a desenvolver a teoria crítica. [da Introdução]porEscola de FrankfurtTeoria CríticaA Escola de Frankfurt e os fundamentos da teoria crítica alemãjournal article2022-10-03cv-prod-206895710.34632/philosophyandsocialvalues.2019.9510